O Globo Repórter desta sexta-feira (29) revisita a vida e a obra de Alcione, uma das mais notórias sambistas do país. Com apresentação e reportagem de Sandra Annenberg, o programa conta a história da cantora, conhecida nacionalmente também como “Marrom”, “Dama do Samba” e “A Voz do Samba”.
Alcione deu os primeiros passos na música ainda menina. Seu pai, João Carlos Dias de Nazareth, sonhava que a filha fosse professora, mas o universo do samba lhe cativou. Sandra Annenberg visita o Instituto onde Alcione estudou e conhece as colegas de turma que a acompanhavam no dia a dia até ela se formar e seguir para o Rio de Janeiro.
A apresentadora vai ao encontro do músico e diretor Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, o primeiro a apostar na versão sambista de Alcione nos anos 70, quando Beth Carvalho e Clara Nunes despontavam no gênero.
Também na década de 1970, Alcione comandou na TV Globo o programa ‘Alerta Geral’, dirigido por Ricardo Cravo Albin, recebendo os principais artistas da Música Popular Brasileira.
“Foi um programa histórico. Era a defesa, dentro da maior emissora do país, da Música Popular Brasileira. Alcione era uma cantora nova, vinda do Nordeste, de grade presença, voz e diversas possibilidades”, conta Ricardo.
E ainda: a história por traz do verso “Você é um negão de tirar o chapéu. Não pode dar mole senão você créu”, integrante de um dos maiores sucessos da cantora.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (29), às 22h25, com reprise na manhã de sábado (30), às 06h00.