O Globo Repórter desta sexta-feira (18), na TV Globo, exibe o segundo episódio da viagem pela Amazônia. Nesta semana, os repórteres Lilia Teles e Alexandre Hisayasu vão mostrar as descobertas da ciência sobre os frutos da floresta que fazem bem à saúde das pessoas e do planeta.
“A floresta em pé não vale só dinheiro, ela salva vidas. A ciência encontrou na Amazônia uma fonte inesgotável de cura e de desenvolvimento. Essa parceria da pesquisa com a floresta é a maior riqueza que a Amazônia pode oferecer”, ressalta Lilia Teles.
Riquezas naturais que podem se transformar em perfumes, cosméticos e medicamentos. Alimentos que previnem problemas do coração e doenças como Alzheimer e Parkinson.
O programa mostra como frutos nativos da região: açaí e cacau, podem se tornar referência em uma dieta da vida saudável.
E além disso: quatro gerações de cientistas estudam os óleos da Amazônia, tesouro líquido que vale ouro. Já foram identificados mais de cinco mil óleos essenciais que abrem caminho para novos medicamentos, cosméticos e perfumes. Eles estão guardados no Museu Emílio Goeldi, em Belém, referência em pesquisa e conhecimento científico.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (18), logo após Terra e Paixão, com reapresentação na manhã deste sábado (19), às 06h00.
Veja também: