O Globo Repórter desta sexta-feira, 05 de novembro, vai percorrer quase quatro mil quilômetros do rio Mississipi em busca de tesouros do Sul dos Estados Unidos. Em sua estreia no programa, Sandra Coutinho vai mostrar curiosidades como o maior campeonato de churrasco de mundo; o whisky feito com água pura, que vem debaixo da terra; histórias de Elvis Presley
“O maior tesouro do Sul dos Estados Unidos é a força que vem da luta pela liberdade dos ex-escravizados. Dessa potência nasceram o jazz, o blues e o rock e os sabores que misturam o tempero da África aos pratos americanos. Até o churrasco nasceu da necessidade de aproveitar as carnes menos nobres”, adianta a repórter.
A viagem começa em Kansas City, onde há mais de 40 anos acontece o maior churrasco do mundo, com 50 mil pessoas todo ano. Em Nashville, no Tenesse, a repórter Sandra Coutinho entra no clima e veste o figurino típico da região, conhecida como a cidade da música country, de onde saíram alguns dos maiores talentos deste gênero musical.
Em Tupelo, no Mississipi, a equipe visita a modesta casa onde Elvis Presley nasceu e, em Memphis, no Tennessee, a mansão onde ele viveu até o fim da vida, cheia de curiosidades e objetos pessoais do “Rei do Rock”. Eles ainda navegam em uma réplica dos navios a vapor que desbravaram o rio Mississipi, o segundo maior dos Estados Unidos, no século XIX.
Ainda em Memphis, o ‘Globo Repórter’ visita uma destilaria e prova o uísque Bourbon, com 62% de teor alcoólico. Em Nova Orleans, na Louisiana, visita o restaurante que serviu os heróis do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e cuja fundadora, Leah Chase, inspirou a primeira princesa negra dos desenhos animados. Por fim, experimenta também os beignets, uma espécie de bolinho de chuva, todo coberto com açúcar de confeiteiro, uma tradição local.
Apresentado por Sandra Annenberg e Glória Maria, a edição desta sexta-feira vai ao ar a partir das 22h35, logo após a reapresentação especial de Império.
Leia também: Nilson Klava estreia como apresentador na GloboNews