O Globo Repórter desta sexta-feira (11), na TV Globo, viaja para a Amazônia e mostra a importância da bioeconomia na região. Em dois programas, os repórteres Lilia Teles e Alexandre Hisayasu revelam como muitas pessoas já descobriram que é possível ganhar dinheiro com a floresta em pé, além de mostrarem as cadeias produtivas do açaí e do cupuaçu.
A equipe cruza rodovias, estradas de terra e corta caminho pelas águas dos rios para chegar até pessoas que já estão colhendo os frutos dessa oportunidade e que os sistemas agroflorestais na fronteira com a mata nativa garantem que as plantações sejam ainda melhores.
“Ela é mais linda, mais surpreendente, mais rica quando se vê de perto. Fiquei encantada com os sabores dos frutos da Amazônia, principalmente o cupuaçu colhido na hora. E, o mais importante, é incrível conhecer o que está sendo feito pela bioeconomia e os desafios enfrentados pelos produtores rurais para garantir a produção, sem destruir o meio ambiente”, afirma Lilia Teles sobre a Amazônia.
O programa também flagrou um comboio do Ibama e da Polícia Federal, no combate aos crimes ambientais. Era uma uma ação contra o desmatamento e o garimpo ilegal na região.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (11), logo após Terra e Paixão, com reapresentação na manhã deste sábado (12), às 06h00.
Veja também: