O Globo Repórter desta sexta-feira (10) mostra como a adoção tem ajudado na formação das novas famílias brasileiras. Com reportagem de Lilia Teles, o programa acompanha relatos de famílias que encontraram no ato de adotar a matemática que multiplica um dos sentimentos mais sublimes que um ser humano pode ter: o amor. Há casos de adoção tardia, de grupos de irmãos, interracial ou de crianças com doenças prévias. Histórias que reúnem sonho, esperança, expectativa e muito amor.
Duas famílias de Indaiatuba (SP) provam aquele velho ditado: “em coração de mãe sempre cabe mais um”, ou quatro no caso. Fernanda e Maurício adotaram quatro irmãos biológicos. A mãe conta que foi por meio de um portal de busca ativa na internet que conheceu as crianças. “E na hora eu falei: são meus filhos”, reconhece Fernanda. Cinco meses separam o primeiro contato até a chegada de todos os irmãos à casa da família.
É de Niterói (RJ) que ocorre uma iniciativa que apoio os pais que desejam adotar. O projeto “Quintal da Ana” oferece um suporte, tira dúvidas e explica todo o processo de adoção. “As pessoas chegam aqui muito machucadas pela infertilidade e a impossibilidade de procriar naturalmente. Aqui, eles encontram pessoas que fizeram adoções tardias, adoções interraciais, adoção de grupo de irmãos, adoção de criança com algum tipo de doença” explica Sávio Bittencourt, responsável pelo projeto.
Um dos fantasmas que assombram as crianças do orfanato é a chegada dos 18 anos. Eles são obrigados a deixar o local, mesmo que não tenham sido adotados e não tenham para onde ir. Os irmãos gêmeos Marcos e Maria Vitória passaram por essa angústia, mas viram seu destino mudar ao serem adotados tardiamente. O programa também apresenta as histórias de Vitor e Ana Julia, que foram adotados mesmo portando uma doença, o que geralmente não ocorre, fazendo com que o órfão seja rejeitado pelas famílias.
O Globo Repórter sobre adoção vai ao ar na noite desta sexta (10), logo após a novela Pantanal, com apresentação na manhã deste sábado (11), às 06h00.
Leia também: Claudia Raia será apresentadora do GNT; saiba mais