O Globo Repórter desta sexta-feira (08) mostra a saga do brasileiro em busca do emagrecimento. “Você já tentou emagrecer? Teve acompanhamento médico? Conseguiu perder peso?”. Em busca de repostas para essas três perguntas, a equipe do programa foi às ruas para saber a quantas anda a relação do brasileiro com a balança. Uma pesquisa foi produzida com mil pessoas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre abril e maio de 2022, revelando que a maioria dos entrevistados já fez dieta, cortou calorias por conta própria e não alcançou o peso desejado.
“Levantar a bandeira da vida saudável é uma prestação de serviço necessária. Ouvimos as maiores autoridades do assunto para levar o que há de mais atual sobre o tema”, adianta a jornalista Flávia Jannuzzi, que teve a companhia do produtor de reportagem Jorge Ghiaroni para contar as histórias de pessoas que travam uma luta com os quilos a mais e buscam caminhos para um emagrecimento com saúde. “Nossa reportagem pode ajudar milhares de pessoas com informações preciosas, estudos que estavam restritos ao mundo acadêmico e serão exibidos no Globo Repórter com exclusividade”, completa ele.
A pandemia de covid-19 também alterou a alimentação e modelo de emagrecimento do brasileiro. O programa revela casos impactantes como o de Sergio Telles, que emagreceu 133 Kg em um ano, por medo de morrer durante a pandemia. “Minha meta era sair da obesidade, deixar de ser grupo de risco”, explica ele, que conseguiu esse feito, com a mudança de hábitos alimentares e sem nenhum tipo de cirurgia.
Já a influenciadora digital Dora Figueiredo, que sofria de anorexia, fez as pazes com o espelho e, atualmente, divide com mais de 735 mil seguidores, dicas para sobre autoaceitação e como melhorar a relação com o próprio corpo. “Eu me pesava todos os dias, religiosamente. E quando me pesava e tinha 100 gramas a mais, achava que tinha engordado. Me via como eu me vejo hoje, só que eu tinha 50 kg na época”, revela ela.
O programa conta também a história de Kalyssa Joviano Borges, moradora de Maripá de Minas, cidade com cerca de três mil habitantes. Uma das principais padarias do município é exatamente ao lado da residência dela. O cheiro de pão fresquinho, com o chamativo de uma sirene a cada nova fornada, fica quase irresistível de consumir. A equipe acompanhou Kalyssa durante quatro meses em uma jornada de novos hábitos e menos carboidratos, com os do pãozinho.
Essas e outras destaques estão no Globo Repórter desta sexta (08), logo após a novela Pantanal, com reapresentação na manhã deste sábado (09), às 06h00.
Leia também: No Mais Você, Ana Maria Braga destaca o talento de Maria Beltrão: “Vai dar certo”