O Globo Repórter desta sexta-feira (15/04) terá uma edição especial para o estado do Pernambuco, em celebração aos 50 anos de inauguração da Globo Pernambuco, completados no próximo dia 22 de abril. O programa promete fazer um panorama histórico da emissora, mostrando os fatos cobertos de perto pelas equipes, seja em âmbito nacional ou local.
Nas chamadas divulgadas na programação, como o mote “muita imagem para mostrar e muita história para contar”, pode se acompanhar momentos importantes da história do Brasil, como o desfile da Seleção Brasileira após o título da Copa do Mundo de 2022 ou a morte do político Eduardo Campos em 2014, pré-candidato à presidência na época e reconhecidamente pernambucano.
Imagens dos atuais apresentadores dos noticiários locais, Clarissa Góes, Pedro Lins e Márcio Bonfim, aparecem nas chamadas. Antigos contratados, como Franciso José, dispensado da emissora no final do ano passado, também são contemplados com registros, já que fizeram parte de grandes coberturas.
Inaugurada em 1972, a Globo Pernambuco foi importante na consolidação da TV Globo na região nordeste. Ainda com poucas afiliadas na época, a emissora de Recife era a responsável por levar a programação da rede, além das informações locais, para os estados que não tinham emissora própria. Tempos depois, a partir de 1980, a filial passou finalmente a se restringir ao estado pernambucano. Mais recentemente, devido à onda de contágio de contágio da covid-19 na Rede Clube, o estado do Piauí ficou por algumas semanas exibindo novamente os programas da Globo Pernambuco para os seus telespectadores.
Com a exibição do Globo Repórter especial ’50 anos da Globo Nordeste’, a edição nacional do jornalístico, que fará uma visita à China, não será transmitida para estado. Quem quiser acompanhar, poderá acessar o programa completo no Globoplay.
Leia também: Pedro Lins se emociona em despedida do NE1 e apresenta substituto