A Globo está promovendo, desde a última segunda-feira (12), uma série de mudanças no Hora 1. A principal e talvez mais importante alteração é na editoria-chefe: sai Sérgio Henrique Coelho e entra Roberto Kovalick, que acumulará o cargo com a função de apresentador do telejornal.
O nome de Kovalick já aparece como editor chefe do Hora 1 desde os créditos finais da última terça (13). Em contato feito pelo Portal AD, a assessoria da Globo confirmou a troca na chefia do telejornal, mas não entrou em mais detalhes.
Quem observa atentamente o telejornal, já pode perceber também outras mudanças. A escalada do Hora 1 passou a ser mais dinâmica, com participação dos repórteres ao vivo, semelhante ao feito no Bom Dia SP e SPTV.
Os quadros de previsão do tempo e esporte tiveram suas durações levemente reduzidas, abrindo mais espaço para hard news. Além disso, Jacqueline Brazil e Alessandro Jodar, co-apresentadores, passaram a participar da escalada juntos, lado a lado com Kovalick, como é feito no encerramento do telejornal.
O Hora 1 também passou a utilizar a grau (câmera presa no teto) durante a leitura de algumas cabeças (manchetes) de matérias. Kovalick ainda começou a reformar para o público a hora exata na passagens dos blocos, semelhante ao feito no Bom Dia Brasil. Um novo cenário para matinal também está sendo pensando pela direção, mas não existe qualquer previsão de estreia.
Leia também: Com poucos profissionais em Tóquio, Globo detalha cobertura dos Jogos Olímpicos