O Rio de Janeiro tem goleado São Paulo quando o assunto é audiência de novela, uma vez que todas as tramas da Globo são mais aceitas entre os cariocas. Os números superiores são registrados desde a Edição Especial. Na sexta-feira (02/02), Mulheres de Areia fechou com 18,1 de média, o equivalente a 37,7% do público do horário. Mas, em São Paulo, a reprise do clássico de Ivani Ribeiro ficou cinco pontos abaixo: 13,1 de média e 29,6% de share.
Preocupação pontual às 18h
O alto comando da Globo sabe que Elas por Elas poderia render mais audiência. Mas, a gritante diferente entre a audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro deixa claro que a crise da novela está localizada. Na sexta-feira (02/02), a trama das 18h marcou apenas 15,9 pontos e 27,9% de share em São Paulo. No Rio de Janeiro, a novela fechou com 21,4 pontos e 38,6% do público do horário. Ou seja, na capital fluminense está acima da meta para essa faixa.
São 5,5 pontos de diferença entre as duas cidades. E por que São Paulo não se envolveu tanto com a novela? Alguns executivos da Globo apostam que o paulistano é mais conservador nos formatos de cada horário e estranhou a comédia às 18h.
Números equilibrados
Fuzuê também tem audiência superior no Rio de Janeiro, mas a diferença é bem menor. Na sexta-feira (02/02), a trama de Gustavo Reiz alcançou 20,2 pontos e 34% de share. No Rio, a novela marcou 23,6 de média e 39,1% de share.
A situação também é muito parecida com Renascer. A primeira fase do remake de Benedito Ruy Barbosa manteve bons índices nas duas cidades, mas com números superiores entre os cariocas.
Na sexta-feira (02/02), com uma belíssima passagem de tempo ao som de Gal Costa, Renascer marcou 29,9 de média e 47,6% de share no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o capítulo fechou com 26,0 pontos e 42,9% de share.