A TV Globo está prestes a concluir um acordo com influenciadores digitais populares na internet e produtores independentes para a distribuição de conteúdo em suas plataformas esportivas. A iniciativa tem como objetivo impulsionar os números e o engajamento das páginas oficiais da empresa.
As informações são do F5 e dão conta que as ações devem ocorrer, especialmente, no canal do Globo Esporte no YouTube, que já conta com mais de 3,5 milhões de inscritos. Além disso, devem impulsionar a página oficial deles no Instagram.
A emissora também busca parcerias com empresas que gerenciam conteúdo esportivo com grande repercussão nas redes sociais. A ideia é estabelecer uma colaboração mútua, na qual os influenciadores ganham exposição junto à Globo. Dessa formas, eles se aproveitariam toda a estrutura da maior empresa de comunicação do país, enquanto a Globo modernizaria seu conteúdo para atrair um público mais jovem.
A previsão é de que o projeto comece já em agosto. Embora as negociações estejam em estágio avançado, ainda não foram oficialmente formalizadas em contrato. Além disso, ainda há indefinições sobre a linguagem do material, especialmente no que diz respeito ao que pode ou não ser dito. A Globo está atenta ao linguajar e preocupada com possíveis aparições de marcas sem aprovação.
Acordo da TV Globo com influenciadores
Nos bastidores, circularam rumores de que a Globo também agenciaria comercialmente esses influenciadores, captando patrocinadores e dividindo os valores. No entanto, a empresa descartou essa possibilidade, uma vez que a maioria dos convidados já possui agências e empresários que cuidam de suas carreiras.
Apesar disso, a Globo planeja comercializar os novos conteúdos para anunciantes interessados em participar do projeto. Os influenciadores convidados têm vínculos com clubes e são proprietários de canais no YouTube com mais de 500 mil inscritos ou, pelo menos, 100 mil seguidores no Instagram.
Ao F5, a TV Globo confirmou a informação sobre os influenciadores e destacou que o Globo Esporte está fechando parcerias com produtores de conteúdo independente. A empresa enfatizou que as parcerias ampliam o alcance dos parceiros e enriquecem a experiência do usuário, adicionando doses extras de humor e entretenimento.
A emissora, porém, não divulgou detalhes sobre o modelo de negócio devido à confidencialidade dos contratos, mas ressaltou que não envolve agenciamento nem divisão de receitas de patrocínio.
Leia também: Pedro é agredido e leva soco de preparador físico do Flamengo