As chuvas que atingem a Região Metropolitana de Salvador, Sul e Centro sul da Bahia, mexeram com a programação das emissoras de TV. Na manhã desta terça-feira (09), o Mais Você foi interrompido por volta das 11h30 para o início da cobertura da TV Bahia, afiliada a Record. Logo em seguida, foi a vez da Record Bahia antecipar a programação local.
Na Globo, Jéssica Senra comanda uma cobertura especial do ‘Bahia Meio Dia’, com repórteres ao vivo nas mais diversas localidades atingidas pelas chuvas. Enquanto o Balanço Geral BA, sob o comando de Zé Eduardo, também se dedica a difícil situação de moradores e comerciantes, desesperados com prejuízos causados pela chuva forte. O telejornal conta com pelo menos 5 repórteres ao vivo espalhados pelos principais pontos da cidade.
Também na Globo, o prefeito da cidade de Salvador, Bruno Reis, concedeu uma entrevista exclusiva para o Bahia Meio Dia. A apresentadora questionou por que que a capital nunca está preparada para tantas chuvas.
“A minha felicidade é que se essa chuva fosse a anos atrás, a gente estava aqui chorando a morte de milhares de pessoas. Já são 3 anos sem qualquer vítima, por conta das chuvas em nossa cidade. Veja o que aconteceu recente na Bahia, que está acontecendo em várias cidades do Brasil e no mundo, infelizmente, as mudanças climáticas. Vocês viram o quanto fez calor no verão e agora o inverno está vindo em intensidade muito maior. A previsão para o mês de abril era de 285 mm, já choveu nesses primeiros dias 454 mm. Choveu 175 mm em 2 horas”,
respondeu o político.
O prefeito anunciou os investimentos que foram feitos, mas reconheceu que precisa demais. “Não posso deixar de esconder, Jéssica, que a prioridade é salvar vidas, evitar mortes. Salvador, no último censo do IBGE, de 2012, apontava mais de 1000 áreas de risco. Só a prefeitura já protegeu, nos últimos anos, 507 áreas”, argumentou.
Situação de emergência
Por conta do volume de chuva que atingiu a Bahia nos últimos dias, os municípios da Região Metropolitana de Salvador, do sul e centro sul da Bahia estão em “alerta vermelho”. Assim, há um “grande perigo” de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).