A Globo anunciou nesta quarta-feira (7) que vai migrar todos os seus dados para o Google Cloud. A parceria estratégica de longo prazo e co-inovação prevê que o Google Cloud seja o principal provedor de soluções em nuvem e também um catalisador de inovação para a empresa de comunicação brasileira.
Com isso, a Globo vai migrar 100% dos seus centros de dados à nuvem do Google, habilitando escala na produção e distribuição de mídia, lançamento de novos canais, entre outras iniciativas. Ao mesmo tempo, a parceria também prevê a transferência de todo conteúdo da empresa para a nuvem do Google, além de produtos e serviços digitais, tais como Globoplay e família G – G1, GE.com e Gshow;
Nos próximos sete anos, a Globo irá utilizar a experiência do Google em gerenciamento de dados, inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), assim como sua infraestrutura global, escalável e segura, que apoiará a evolução tecnológica da empresa de comunicação.
Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo, disse que a empresa oferece a melhor solução para enfrentar os desafios do futuro. “Esta parceria estratégica para a Globo, que sintetiza alguns dos principais pilares da nossa transformação, como foco no público, gerenciamento de dados, parceria para inovação e novos modelos de negócios”, disse Jorge Nóbrega.
Streaming da Globo mais estável?
Além disso, a parceria também inclui um projeto de co-inovação para integrar recursos do Android TV ao Globoplay. Para impulsionar a inovação contínua, uma das prioridades do contrato é a otimização das plataformas tecnológicas da Globo, que deve gerar em médio prazo novas oportunidades de negócios.
Nesse sentido, essa mudança pode pôr fim às frequentes quedas da plataforma de streaming reportada pelos usuários em momentos de muita demanda por acesso.
Do mesmo modo, o acordo também tem impacto direto no media supply chain da maior empresa de comunicação da América Latina, com a migração para a nuvem do Google de etapas relevantes dos processos de produção e distribuição do seu conteúdo.
Leia também: Globo marca data para o retorno de Galvão Bueno aos estúdios