No Altas Horas desse último sábado (8), Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, foi um dos convidados da atração e discursou a respeito da importância da Educação no Brasil. O economista afirmou que os políticos precisam parar de cortar verba dos programas sociais e investirem em mais conhecimento para a nação.
Durante o programa, Serginho Groisman questionou o economista sobre alternativas para solucionar a inflação.
Quando a gente vai estudando muito Economia, a gente começa a ter medo de falar qualquer coisa. Porque a gente aprende que tem muitas variáveis que afetam preço, por exemplo. Inflação é o que? É o preço do cuscuz, é o preço do arroz. Então não é só taxa de juros, tem tudo. Um discurso de um presidente vai gerar inflação. Se o presidente falar algo errado, nós temos investidores, pessoas que olham pro Brasil… Imagina que você é um galã, você é lindo, maravilhoso. A gente quer atrair o regozijo. Imagina que o Brasil é esse galã bonito. Se alguém chega e fala alguma coisa muito feia ou mostra alguma coisa que não é legal, aí a pessoa que queria ficar com você fala assim ‘já não tô mais tão atraído por essa pessoa’
comparou.
O pós-doutorando em Economia lamentou que o Brasil esteja desandando em questões que não deveriam, e que o cenário atual está muito incerto. Gil ainda revelou que é questionado pelos colegas do PhD, que cursa nos Estados Unidos, sobre o motivo do Brasil estar tão prejudicado na Política.
A gente sabe que pra colocar pessoas pra cuidar do nosso país… Precisam de preparo acadêmico. O mínimo necessário. Pessoas que pensem no pobre, que pensem de fato em melhorar. Não adianta o Brasil ser o país com o maior PIB, taxa de crescimento, se tem pessoas na na miséria passando fome, morrendo.
disparou.
O economista, então, criticou o corte de gastos na educação.
Educação é a base de tudo. Se eu corto da educação, como o país vai conseguir inovar? Na minha visão como economista, conversando com os meus professores inclusive, só cuidar de taxa de juros, ‘ah porque tem que melhorar desemprego’… Medidas precisam ser tomadas, mas vai começar pela política.
concluiu.
Gil contou que o seu próximo passo, depois do PhD, é se tornar presidente do Banco Central.
Essa vai demorar um pouquinho, tem que terminar o PhD. Mas, após o PhD, o negócio vai se regozijar.
brincou o ex-BBB.
Leia também: Paulo Vieira apresentará o ‘Big Terapia’, novo quadro do BBB 22