Nesta semana, a Record TV promoveu um crossover especial entre novelas Gênesis e Jesus e chamou a atenção do público. A participação de Dudu Azevedo, interpretando Jesus na obra que retrata o início do mundo, pode trazer uma confusão cronológica na mente de algumas pessoas, já que biblicamente, o Filho de Deus nasceria cerca de milhares de anos depois. Mas a própria bíblia ajuda a explicar o porquê Deus foi retratado como Jesus pela Record TV.
Para os cristãos, Deus é representado pela santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Diversos livros da bíblia, entre o novo e o velho testamento, trazem essa referência de que Jesus é Deus. Em João, capítulo 1 e versículo 1, é relatado que “No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A palavra Verbo representa Jesus e Este é colocado como alguém que estava com Deus e que era Deus.
A bíblia também relata que Jesus é o autor da vida (Atos 3:15), criador de todas as coisas (Colossenses 1:16-17) e mantedor do Universo (Hebreus 1:2-3), características atribuídas a Deus desde o princípio do mundo, como foi contada na primeira fase da novela.
Em outra passagem, o texto bíblico ensina que Jesus tomou a forma humana, ou seja, deixou a forma de Deus para vir a terra e tomar os pecados da humanidade: “o Verbo que se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). Ainda no livro de João, no capítulo 10 e versículo 30, Jesua afirma: “Eu e o Pai somos um”.
Sendo assim, a estratégia de crossover feita pela Record TV, com Jesus aparecendo figurativamente como Deus, não está errada biblicamente. Ela foi proposital para causar reconhecimento no público, já que foi a primeira vez que Deus ganhou a forma humana na novela. Em todas as aparições anteriores, apenas a voz de Deus, interpretada pelo ator Flávio Galvão, aparecia em cena.
Os capítulos relatados no crossover mostram a passagem do capítulo 18 do livro de Gênesis, em que três homens aparecem no acampamento de Abraão e são tratados por ele como o seu Senhor. Eles anunciam a gravidez de Sara e o nascimento de Isaque para um ano depois. Em seguida, eles prenunciam a destruição de Somada, na qual há uma intercessão por parte de Abraão para haja salvação para aquela cidade.