Após 41 anos, o narrador Galvão Bueno inicia na noite de hoje (24) a sua temporada de despedidas da TV Globo. Ele não renovará o atual contrato com a emissora, que termina no final do ano, e narrará pela última vez na final da Copa do Mundo, no dia 18 de dezembro, segundo informações publicadas pelo site Notícias da TV. O comunicador descarta uma aposentadoria e deve seguir para projetos no digital.
A notícia da saída de Galvão pegou a todos de surpresa. Em uma publicação no seu perfil do Twitter, convidando o público para a partida entre Brasil e Chile nesta quinta-feira (24), o veterano destacou que seria o “seu último jogo da seleção no Maracanã em televisão”. Depois desse duelo, o Brasil não atuará mais no Rio de Janeiro em 2022, sendo assim uma despedida do narrador ao estádio em jogos da Seleção Brasileira, com a sua não renovação de contrato com a TV Globo.
Pouco tempo depois, em entrevista publicada pelo jornal O Globo, o narrador revelou que está deixando a TV Aberta e que a Copa do Mundo do Catar será a sua última cobertura nesse modelo tradicional. Bueno ainda destacou que o Grupo Globo é a sua casa e que deve buscar outros caminhos em projetos no digital, fora da TV Globo.
“Eu diria que hoje tenho uma consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV. Tudo tem seu tempo. Ao mesmo tempo, que termina o contrato para essa minha sequência de 41 anos na Globo, com trabalho do dia a dia, programa, narração de jogos, com essas coisas, a tendência nessa conversa é que isso pare depois da Copa do Mundo. Mas estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa”, afirmou ele.
Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo, destacou o legado que o narrador deixará na televisão brasileira e prometeu uma despedida inesquecível.
“Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá pra sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público”, comentou o diretor.
Galvão Bueno está na TV Globo desde 1981, tendo já narrado 10 Copas do Mundo, a do Catar será a de número 11, além de Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos, inúmeros finais de Copa América e Eurocopa, além de jogos do Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes. Ele também se notabilizou nas transmissões da Fórmula 1, tendo narrado três conquistas de Ayrton Senna, de quem se tornou um amigo pessoal, antes da morte do piloto.
No Grupo Globo, atuou ainda na cobertura do Carnaval, na transmissão do Show da Virada e no velório dos jogadores da Chapecoense, onde se emocionou ao vivo. Foi ainda apresentador do programa Bem, Amigos!, nas noites de segunda-feira, um projeto de sua autoria, para repercutir a rodada do final de semana.
Leia também: Fábio Piperno anuncia saída definitiva do BandSports