O médico, apresentador e ex-BBB Fred Nicácio rebateu um comentário do fazendeiro e ex-colega de confinamento Gustavo Benedeti no Domingão (TV Globo) desta semana (05). Os dois participavam do quadro O Domingão Está Vendo, quando Gustavo se referiu ao suposto episódio de intolerância religiosa no BBB 23 (TV Globo) como “mal-entendido”. “Não foi mal entendido, o nome disso é racismo religioso”, rebateu Fred Nicácio.
“Se fosse alguém rezando um terço de Nossa Senhora, não teria acontecido isso”, continuou o médico. Assim sendo, Fred concluiu que a situação aconteceu por ele ser um representante de uma religião de matriz africana. “O contexto é levado sempre para o negativo, para o perverso, para o maligno. Houve uma demonização da minha fé naquele momento”, concluiu Fred.
Antes de Fred se posicionar, o empresário Cristian Vanelli, que também estava no dominical e participou da situação no Big Brother afirmou que foi um mal-entendido. Após a fala de Nicácio, outras pessoas que participavam da atração deram seu ponto de vista. Nesse sentido, uma delas foi Maíra Azevedo, a Tia Má, que considerou muito importante o assunto ser pauta do Domingão.
“A fala de Fred é muito assertiva. Muitas vezes, a gente acha que é um mal-entendido, mas elimina, de várias pessoas, oportunidades. Quantas pessoas que são de religiões de matriz africana precisam esconder para não perder uma vaga de emprego? Quantas meninas deixam de ir à escola quando estão no processo de iniciação para não ser alvo de chacota?”, disparou. “Aquilo que, às vezes, a gente acha que é só uma piadinha, chamar de ‘macumbeiro’, ‘chuta que é macumba’, ‘volta para o mar, oferenda’, às vezes, faz com que muita gente deixe de seguir em frente”, continuou Tia Má.
Aliás, a integrante do elenco fixo do Domingão Lívia Andrade também se posicionou e reforçou que é importante respeitar as religiões.
Relembre o caso de racismo religioso no BBB 23
Os participantes do BBB 23 Cristian e Key Alves foram acusados de intolerância religiosa após criticarem alguns movimentos de Fred Nicácio durante a noite. Isso porque, antes do almoço, Key e Cristian conversaram com Gustavo no jardim sobre Nicácio. Nesse sentido, o empresário disse que durante a madrugada o médico estava em frente a sua cama quando notou ele fazendo “negócios dele”, se referindo ao candomblé. A jogadora então diz a Gustavo que já tem um tempo que está com medo desses comportamentos de Fred.
Momentos antes de Key, Cristian e Gustavo conversarem sobre Fred Nicácio, o médico chamou Amanda para relatar que não conseguiu dormir na noite anterior. “Eu tava contorcendo de dor, não conseguia dormir de dor. Aí quando foi de madrugada eu pedi remédio e me deram um diclofenaco e dipirona”, explicou.
Em nota, a equipe de Fred Nicácio disse que vem à público “externar a indignação contra falas e comportamentos, principalmente nesta segunda, de alguns integrantes do programa Big Brother Brasil 2023, relacionados à religião de Fred. Os ADMs repudiam veementemente a intolerância religiosa praticada contra ele”.