O filme ‘…E Vento Levou‘, clássico do cinema americano, foi retirado temporariamente da plataforma de streaming HBO Max devido ao seu conteúdo racista. Segundo um representante da empresa, o longa em breve estará novamente disponível no catálogo, porém acompanhado de uma discussão de seu contexto histórico.
Na última segunda (08), o diretor do filme 12 anos de escravidão, John Ridley, denunciou e pediu a remoção do filme na plataforma: “Quando o filme não está ignorando os horrores da escravidão, ele pausa apenas para perpetuar alguns dos estereótipos mais dolorosos de pessoas não-brancas”.
Lançado em 1939 e baseado no livro de Margaret Mitchell, o filme conta a história de uma rica garota do sul, Scarlett O’Hara, durante o tempo da Guerra Civil Americana. ‘…E Vento Levou’ é vencedor de oito Oscars, como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.
Confira abaixo o comunicado da empresa
“…E O Vento Levou é um produto de seu tempo e retrata alguns dos preconceitos etnicos e raciais que, infelizmente, se tornaram lugar-comum na sociedade americana. Estes retratos racistas eram errados no passado e continuam errados hoje, e sentimos que deixar o filme sem explicação ou denúncia destas representações seria irresponsável. Estas representações vão no caminho contrário dos valores da WarnerMedia, então quando o filme retornar à HBO Max, voltará com uma discussão de seu contexto histórico e uma discriminação destes retratos, mas será apresentado como foi criado originalmente, porque fazer o contrário seria negar que estes preconceitos existiram. Se vamos criar um futuro mais justo, igualitário e inclusivo, primeiro precisamos reconhecer e admitir nossa história”.
A retirada do filme pela plataforma repercutiu na internet de maneiras distintas.
Leia também: Regina Duarte é exonerada do comando da secretaria de Cultura