A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está promovendo nesta quarta-feira (9) o Dia Nacional de Luta pela inclusão da imprensa no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.
Desde o início da pandemia, os profissionais da imprensa são os que também não pararam de trabalhar e permanecem na linha frente no combate à pandemia.
Nesta quarta, o órgão promoveu diversas atividades, virtuais e presenciais, coordenadas nos estados pelos Sindicatos e incentivou o engajamento da categoria vestindo de azul durante o trabalho, assim como a publicação nas redes sociais de fotos e materiais da campanha com a tag #VacinaAImprensa marcando os órgãos de saúde do governo.
Dossiê Jornalistas Vitimados Pela Covid-19
Segundo a FENAJ, houve um aumento de jornalistas que morreram vítimas da Covid-19 no primeiro trimestre de 2021, em comparação com todo o ano de 2020. O dossiê “Jornalistas Vitimados Pela Covid-19” divulgado pela entidade, informa que em apenas três meses foram registrados 86 casos fatais, superando em 8,6% o total de 2020.
Além disso, o documento também revela que o Brasil, tem o maior número de jornalistas mortos por Covid-19 no mundo, com 169 vidas perdidas, superando o Peru, que registrou pouco menos de 140 mortes, segundo levantamento do Press Emblem Campaign.
Diante dos números e da tendência de alta que foi apontada em janeiro segundo o relatório, o órgão começou uma mobilização nacional entre a classe nas redes sociais para chamar atenção das autoridades e sociedade brasileira. Alguns estados como Bahia, Maranhão e Mato Grosso já iniciaram a vacinação para os profissionais de imprensa.
A campanha tem o objetivo de mobilizar e também alavancar o número de assinaturas no abaixo-assinado pela inclusão de jornalistas no Plano Nacional de Imunização, que já conta com a adesão de 6 mil pessoas (acesse aqui para assinar) e que será encaminhado na próxima semana ao Ministério da Saúde e ao Conass.
Por fim, para encerrar o dia de luta, a entidade promove uma live às 19h com os sindicatos filiados no perfil oficial da FENAJ no Facebook.
Leia também: Portal Alta Definição bate recorde histórico de visualizações e estreia especial