Como foi ventilado pelo colunista Leo Dias (Metrópoles), o Fantástico deste domingo (19) repercutiu o assunto da expulsão do BBB 23. No entanto, diferente do que foi publicado por alguns sites, MC Guimê e Antonio ‘Cara de Sapato’ não deram entrevista para o dominical. Por sua vez, o jornalístico subiu o tom e acusou, pela primeira vez, os ex-participantes do Big Brother Brasil de “assédio”, falando até em “abuso”.
“O comportamento de dois participantes do Big Brother Brasil, provocou indignação. MC Guimê e Cara de Sapato assediaram uma mulher e foram expulsos da casa porque descumpriram as regras do programa“, iniciou a apresentadora Maju Coutinho.
O Fantástico então reapresentou todos os detalhes do ocorrido, e deu foco as cenas de MC Guimê passando a mão no bumbum de Dania Mendez. A Mexicana tinha acabado de entrar no BBB 23 por meio do intercâmbio com o reality show mexicano ‘La Casa de Los Famosos‘. O programa enfatiza: “As Imagens são claras: MC Guimê começa a tocar no corpo de Dania, e passa a mão atrás“, diz a narração da repórter Renata Ceribelli. A reportagem também reexibiu todas as tentativas de Cara de Sapato em roubar um beijo da influencer, que tinha ingerido bastante bebida alcóolica.
“Cara de Sapato se deita com ela na cama, puxa o edredom e começa a beijá-la a força (…) Em outro momento, Cara de Sapato, que é um lutador, imobiliza a mexicana e força novamente um beijo no pescoço“, continuam a matéria.
Especialistas condenam
Segundo a psicanalista Manuela Xavier, a todo momento o gestual de Dania indicava que ela não estava confortável com a situação.
A gente consegue ver o constrangimento no corpo dela (…). Ela faz várias tentativas de sair daquilo ali
Manuela.
A especialista ainda afirma que MC Guimê e Cara de Sapato sabiam do que estavam fazendo: “Principalmente aquelas passadas de mão do Guimê que a gente viu. Ele faz de uma forma disfarçada. Ele sabe que está fazendo uma coisa errada“, disse.
Já sobre Cara de Sapato, Manuela disparou: “Todos os sinais estavam postos ali. Ela não queria, o corpo dela se esquiva dele [Cara de Sapato]. Sabe o clássico: ‘Ele tá sendo legal ou está me dando mole’? Ela não estava dando mole para ele“, pontuou.
Renata Ceribelli perguntou sobre o fato de Dania Mendez aparecer sorrindo e muita gente interpretar que ela estaria aceitando a situação. Sobre isso, a psicanalista foi enfática: “Isso é mais uma expressão da misoginia, né? O quanto que a gente imagina que mulheres façam qualquer coisa, elas estão dando abertura, elas estão sendo oferecidas“.
A vítima
Manuela Xavier também explicou por que, no primeiro momento, Dania Mendez se mostrou que não havia entendido o que havia acontecido com ela e, logo após a expulsão, se mostrou muito abalada e se sentindo culpada pela situação.
Ela está no lugar muito difícil. A gente se sente culpada, se sente responsável, e isso acontece porque o abuso acontece nessa brecha do mal-entendido, do: “Não foi isso que eu quis dizer, ou não foi essa a minha intenção”.
Investigação e recusa de entrevista
O Fantástico também esclareceu que a Polícia abriu inquérito por importunação sexual contra MC Guimê e Cara de Sapato. Os dois foram intimados pela Delegacia da Mulher, mas ainda não prestaram depoimento.
Os ex-brothers também foram procurados pela reportagem da TV Globo, mas se negaram a conceder entrevista. “Eles preferiram se pronunciar nas redes sociais”, disse a repórter.
Para o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral o comportamento dos dois participantes não “tem nada de patológico”. “Não existe uma patologia ali, existe uma cultura violenta. Eles estão reproduzindo uma cultura violenta. É importante que a gente nãos os veja como monstros, mas mais como um de nós. Nós todos, fazemos parte desse grupo e precisamos mudar como cultura, como coletivo“, disse o especialista.
É fundamental que a gente tenha um ordenamento jurídico que realmente legisle a favor das mulheres a favor das vítimas.
Alexandre Coimbra – Psicólogo