O Fantástico deste domingo, 23 de janeiro, vai prestar uma homenagem à Elza Soares. Ela morreu na última quinta-feira (20), aos 91 anos, de causas naturais. Como tributo, a cantoras Marrom e Gabby Moura participam com um musical especial.
A repórter Tábata Poline ouviu artistas e amigos que viram de perto a luta de Elza Soares ao longo da sua caminhada, além de também visitar lugares que fizeram parte da história e ajudaram a formar a forte personalidade da cantora, como o bairro de Padre Miguel, onde passou a sua infância no Rio de Janeiro.
Elza Soares virou fonte de inspiração para jovens negras daquele local, como a cantora Agnes Nunes, uma das entrevistadas no material; de lutas femininas, da fé e da negritude. Em 2020, ela foi homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel, inspirando o samba-enredo da escola no Carnaval.
A equipe do jornalístico também esteve no Theatro Municipal de São Paulo, local onde Elza Soares esteve dois dias antes da morte, gravando material inédito e exclusivo.
O programa ainda vai mostrar depoimentos inéditos da cantora que foram registrados para a série original Globoplay, ‘Elza & Mané – Amor por Linhas Tortas’. O repórter Ernesto Paglia entrevistou a diretora Caroline Zilberman, que faz parte do Esporte da Globo e idealizou o projeto, e Rafael Pirrho, que assina o roteiro ao lado da própria Caroline.
Com apresentação de Maju Coutinho e Poliana Abritta, o Fantástico vai ao ar a partir das 20h30, logo após o Domingão com Huck, na TV Globo.
Leia também: Semelhanças nos ternos divertem âncoras na TV Globo