O Fantástico (TV Globo) desde domingo (24) está imperdível. O programa exibe a primeira entrevista do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para um veículo de comunicação da América Latina. O bate-papo será intermediado por Raquel Krähenbühl, correspondente da emissora em Washington (EUA). Entre os assuntos abordados estão a reunião com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o conflito com a Rússia e a relação com os americanos.
Eu não tenho certeza se os momentos mais difíceis estão por vir, mas eu quero acreditar que já ficaram para trás
Volodymyr Zelensky
Neste domingo (24) também se completam 5 meses desde o anúncio da primeira operação militar organizada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para defender as “repúblicas” separatistas do Donbass no leste ucraniano. Desde então muitas coisas aconteceram e a Ucrância passou a ser território de conflito, sendo observado por todo o mundo. Dezenas de milhares de pessoas estão presas no país. Maternidades, teatros e abrigados foram bombardeados e deixaram centenas de mortos.
A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, dirigiu-se ao Congresso dos EUA nesta semana para solicitar mais sistemas de defesa para cessar com a guerra de uma vez por todas. E durante entrevista ao Fantástico, o presidente ucraniano indicou que, se necessário, fará o mesmo que sua esposa e buscar mais visibilidade e apoio internacional a seu país. “Hoje eu não poderia sair do país e viajar aos Estados Unidos. Mas se for benéfico para a Ucrânia, se minha voz não tiver mais sendo ouvida daqui e se eu puder fortalecer alguma coisa, sim (iria aos Estados Unidos)”, disse.
Em um dos trechos divulgados, Volodymyr fala da possibilidade de um acordo de paz com a Rússia: “Se seguir princípios civilizados, respeitando a gente, buscando acordos, sem dar um ultimato, então podemos conversar”, disse.
Ainda no Fantástico, o repórter Álvaro Pereira Junior e o jornalista cinematográfico Wellington Almeida acompanham o trabalho humanitário na fronteira ucraniana com a Moldávia, organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que entra em regiões em conflito para buscar pacientes para serem tratados em outros países e também atendem os refugiados que saem em situações desesperadoras da Ucrânia. A reportagem ainda entrou em uma região “que não existe”, a Transnítria, que é um país que nenhum outro país reconhece, mas é crucial para definir os destinos desta guerra. O conteúdo é o primeiro episódio de “Vozes da Guerra”, série documental da emissora.
O Fantástico vai ao ar neste domingo (24), logo após o “Domingão com Huck”, na TV Globo.
Leia mais: Thiaguinho celebra 20 anos de carreira com Luciano Huck no Domingão neste domingo (24/07)