A luta dos povos indígenas será retratada no especial da Globo, ‘Falas da Terra‘. No Dia do Índio, 19 de abril, após o BBB 21, a produção vai lançar luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, fazendo um resgate histórico de valorização de suas culturas.
‘Falas da Terra’ revela em depoimentos em primeira pessoa, histórias de vida e de luta do povo que deu origem ao Brasil, das conquistas fora da floresta e ainda as várias maneiras de ser indígena.
Como sequência dos especiais ‘Falas Negras’ e ‘Falas Femininas’, o programa mostra ainda a riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes no país, que falam aproximadamente 200 línguas diferentes.
Além do conteúdo que vai ao ar, com os depoimentos dos personagens convidados, os bastidores da produção e todo o processo de criação ganhou destaque da emissora que contou com a participação de profissionais indígenas.
Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas, escritor e organizador da Aliança dos Povos da Floresta, além de ser um dos convidados a contar sua história, é também consultor de ‘Falas da Terra’.
O especial vai trazer 21 depoimentos sobre a vida, cultura, diversidade, histórias de luta e resistência dos povos indígenas.
Leia também: Globo e Google Cloud anunciam parceria de dados e co-inovação