O Expedição Rio deste sábado, 18 de dezembro, exibe o seu quinto e último episódio da série. Dessa vez, Pedro Bassan e Daniella Dias embarcam rumo à Baixada Fluminense. Por lá, os repórteres exploram o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e encaram o desafio de sobrevoar sobre Japeri de parapente, registrando todo o encantamento que o município proporciona a quem vive lá embaixo.
Com cerca de quatro milhões de habitantes, a Baixada Fluminense, importante região econômica do Rio de Janeiro, reúne os importantes municípios cariocas de Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Japeri e Queimados.
Encantado com tudo que viu e descobriu explorando esses municípios, Pedro Bassan comenta sobre a extensa biodiversidade do local. “Descobrimos um lado verde da Baixada que é muito pouco explorado. Existe e é cuidado de forma brilhante, mas muita gente não tem conhecimento. Nova Iguaçu, por exemplo, um dos maiores municípios da Baixada, tem dois terços de área preservada, com parques, monumentos naturais e muito mais. Neste programa, percorremos todo o trajeto de trem, que é o principal meio de transporte da a população que ali reside”, comenta o repórter.
Em Queimados, o programa conhece o projeto Pedala Queimados, que usa a bicicleta para promover equidade social localmente. Pedalando, Pedro Bassan e Daniella Dias percorrem as ruas do bairro cercados por crianças que fazem parte do projeto. A área de 1.100 hectares conta com lagos, cachoeiras e atrai muitos visitantes das redondezas.
“O quinto e último episódio de ‘Expedição Rio’ é muito urbano. Estamos, mais do que nunca, em contato não apenas com as paisagens do Rio de Janeiro, mas também com as pessoas que cuidam delas todos os dias. Essa proximidade me encanta muito”, conclui Daniella Dias.
O Expedição Rio é exibido nas tardes de sábado, logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Leia também: TV Globo retorna aos estádios e comentaristas se emocionam