O Expedição Rio deste sábado (02) exibe mais um episódio da nova temporada, na TV Globo. Agora com o comando de Alexandre Henderson, ao lado de Daniella Dias, o programa percorre um Rio de Janeiro habitado por imigrantes e refugiados da Angola, Nigéria, Síria, Venezuela, Portugal, Japão, entre outras nacionalidades, que aqui chegaram, por vontade própria ou não.
Fazer uma trança africana com uma angolana, provar o vinho feito numa colônia portuguesa e o aipim plantado por japoneses, tomar um banho uma cachoeira com venezuelanos e fazer aulas de surfe com um professor uruguaio. Tudo isso é possível no Rio de Janeiro.
O passeio começa pelo Jardim do Valongo, na Pequena África, local onde desembarcaram milhões de negros escravizados vindos de diferentes locais da África e que tiveram forte influência na formação da cidade. No Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, Alexandre Henderson encontra o casal Ajoyemi, nigeriano, e Carolina, carioca. O local é um centro de referência, onde acontecem diversos eventos voltados para preservação da memória do povo negro.
O Itanhangá, que virou reduto de venezuelanos, também é descortinado pelo programa. Alexandre visita uma das aldeias infantis para onde são encaminhadas as famílias, em seguida, vai até o Morro do Banco, para onde muitos se mudam depois de conseguir se sustentar por conta própria. A convite de Janeska Alastre, uma das venezuelanas moradora da região, o jornalista conhece uma cachoeira no coração da comunidade.
Em Acari, Daniella encontra Mara Black, cabeleireira angolana, que trabalha em Madureira, fazendo tranças afro. Por lá, além de fazer o cabelo, a repórter conhece mais sobre a história da profissional. “Eu me apaixonei pelo povo carioca, parece com Angola mesmo, parece com a minha casa”, conta ela.
No Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Daniella participa do processo da pisa das uvas para a produção de vinho. E na Grande Tijuca, Alexandre e Daniella conhecem a única mesquita do Rio de Janeiro, a Masjid El Nur. Em Santa Cruz, conhecem a área onde imigrantes japoneses fizeram sua vida, em 1938. Por lá, também praticam o gatebol, esporte criado na terra do sol nascente para divertir as crianças no pós-guerra.
Esses e outros destaques estão no Expedição Rio deste sábado (02). O programa é exibido logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na TV Globo.
Leia também: GloboNews anuncia data de estreia da Christiane Pelajo no ‘Conexão’