Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • Power Couple 7
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência de Salvador
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • O Rico e Lázaro
      • Força de Mulher
    • SBT
      • A Usurpadora
      • A Caverna Encantada
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Café Com Aroma de Mulher
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Blogs e Colunas
  • Famosos
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Esporte
  • Pop & Arte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Mercado e Tech
  • Rádio
  • Streaming
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Power Couple 7
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Blogs e Colunas
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Programação da TV

Expedição Rio de hoje (02/07) percorre o Rio de Janeiro que abraça os imigrantes

Atualizado: 02/07/22 às 08:23
Matheus Canil
Por
Matheus Canil
your gravatar alt for the rest of the pages
PorMatheus Canil
Paulista de nascimento e mineiro de coração. É formado em comunicação pela UFJF e editor-chefe do Portal Alta Definição. Dirigiu o documentário autoral 'De Fora para...
Seguir:
Publicado 02/07/2022
Compartilhar
Repórter Daniella Dias fazendo um trança afro, em um salão de beleza em frente a um espelho, em trecho do Expedição Rio
Alexandre Henderson e Daniella Dias estão no comando da nova temporada do programa | Imagem: Divulgação/Globo
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O Expedição Rio deste sábado (02) exibe mais um episódio da nova temporada, na TV Globo. Agora com o comando de Alexandre Henderson, ao lado de Daniella Dias, o programa percorre um Rio de Janeiro habitado por imigrantes e refugiados da Angola, Nigéria, Síria, Venezuela, Portugal, Japão, entre outras nacionalidades, que aqui chegaram, por vontade própria ou não.

Fazer uma trança africana com uma angolana, provar o vinho feito numa colônia portuguesa e o aipim plantado por japoneses, tomar um banho uma cachoeira com venezuelanos e fazer aulas de surfe com um professor uruguaio. Tudo isso é possível no Rio de Janeiro.

O passeio começa pelo Jardim do Valongo, na Pequena África, local onde desembarcaram milhões de negros escravizados vindos de diferentes locais da África e que tiveram forte influência na formação da cidade. No Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, Alexandre Henderson encontra o casal Ajoyemi, nigeriano, e Carolina, carioca. O local é um centro de referência, onde acontecem diversos eventos voltados para preservação da memória do povo negro.

O Itanhangá, que virou reduto de venezuelanos, também é descortinado pelo programa. Alexandre visita uma das aldeias infantis para onde são encaminhadas as famílias, em seguida, vai até o Morro do Banco, para onde muitos se mudam depois de conseguir se sustentar por conta própria. A convite de Janeska Alastre, uma das venezuelanas moradora da região, o jornalista conhece uma cachoeira no coração da comunidade. 

Em Acari, Daniella encontra Mara Black, cabeleireira angolana, que trabalha em Madureira, fazendo tranças afro. Por lá, além de fazer o cabelo, a repórter conhece mais sobre a história da profissional. “Eu me apaixonei pelo povo carioca, parece com Angola mesmo, parece com a minha casa”, conta ela.  

No Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Daniella participa do processo da pisa das uvas para a produção de vinho. E na Grande Tijuca, Alexandre e Daniella conhecem a única mesquita do Rio de Janeiro, a Masjid El Nur. Em Santa Cruz, conhecem a área onde imigrantes japoneses fizeram sua vida, em 1938. Por lá, também praticam o gatebol, esporte criado na terra do sol nascente para divertir as crianças no pós-guerra. 

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Esses e outros destaques estão no Expedição Rio deste sábado (02). O programa é exibido logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na TV Globo.

Leia também: GloboNews anuncia data de estreia da Christiane Pelajo no ‘Conexão’

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -
Tudo sobre:Alexandre HendersonDaniella DiasExpedição RioTV Globo

Mais do AD

Dave Bautista e Chloe Coleman interagindo como agente da CIA e garota espiã mirim no filme Aprendiz de Espiã
Programação de Filmes

Cine Aventura de hoje (05/07): saiba qual filme vai passar na RECORD

05/07/2025
Flávia Alessandra abre caixa com as joias de titia e dá um grito com a mão no peito. A atriz está sentada no sofá do É de Casa
Êta Mundo Melhor!

Flávia Alessandra é surpreendida com “joias de titia” no É de Casa

05/07/2025
Pôster do filme Superman – O Retorno na arte de divulgação do Cinema em Casa
Programação de Filmes

Cinema em Casa de hoje (05/07): Saiba qual o filme que o SBT vai exibir neste sábado

05/07/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

For security, use of CloudFlare's Turnstile service is required which is subject to the CloudFlare Privacy Policy and Terms of Use.

Perdeu sua senha?