O Expedição Rio deste sábado, 04 de dezembro, segue explorando lugares da capital fluminense de um ponto de vista diferente. No terceiro episódio da série, os repórteres Pedro Bassan e Daniella Dias percorrem a Trilha Transcarioca, que possui cerca de 180 quilômetros e corta o Rio da Zona Oeste até a Zona Sul.
Explorando e subindo a trilha, Pedro Bassan e Daniella Dias conhecem pessoas simples, que vivem no meio da mata e nunca sentiram falta da correria da metrópole. Um desses casos é o de dona Madalena, agricultora, mãe de duas filhas e que tira seu sustento plantando banana, aipim, cenoura e beterraba para vender em uma feira orgânica de Campo Grande, distante cerca de 30 minutos a pé da casa dela.
Seguindo a caminhada, um pouco mais perto do Pico da Pedra Branca, a equipe se depara com a Casa Amarela, uma antiga habitação do Engenho Santa Bárbara, que hoje é cuidada por ‘seu’ Manoel. Pai de cinco filhos e avô de seis netos, diz que “tem medo da vida lá debaixo” e desce para visitar os parentes apenas três vezes no mês.
Depois de acampar e passar a noite no terreno da Casa Amarela, a equipe alcança o Pico da Pedra Branca, considerado o ponto mais alto da cidade na manhã seguinte. O local mede 1.025 metros de altura, em uma super aventura para Bassan e Daniella.
Ainda neste sábado, o programa visita o Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, que se destaca pelo ambiente familiar, onde pessoas de todas as idades curtem banho de cachoeira, brincam em uma piscina natural, fazem piquenique e aproveitam o verde abundante para caminhar e esquecer dos problemas do dia a dia
O Expedição Rio é exibido nas tardes de sábado, logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Leia também: Substituto de Bonner, Sandro Dalpícolo é demitido de afiliada da TV Globo