O Portal Alta Definição completou 5 anos e sempre com a missão de trazer o melhor do entretenimento para o seu dia a dia. Para celebrar esta data tão importante, a nossa equipe preparou uma série de reportagens especiais com os principais fatos acompanhados pelo AD nesse período, em formato de retrospectiva. Então, vem relembrar com a gente os momentos que marcaram os últimos 5 anos! 😉
A novela é uma paixão nacional declarada, não tem pra ninguém! Brasileiro gosta de folhetim, do melodrama, de torcer pelos mocinhos e de amar odiar os vilões. O formato vem se reciclando com o tempo, ficando mais curto, mais ágil, mas no fundo o que o público deseja é assistir um bom “novelão”.
A missão de selecionar apenas cinco novelas foi árdua. Só a TV Globo produz diversas novelas por ano, enquanto outras emissoras tem um nível de produção menos acelerado.
Separamos cinco produções, que de uma forma ou de outra ficaram marcadas na memória do noveleiro. Confira:
A Força do Querer (2017)
Com cenas gravadas no Rio de Janeiro e no Pará, a novela escrita por Glória Perez abordou temas como transexualidade, identidade de gênero, sereismo, psicopatia, dependência de jogos e tráfico de drogas. No centro da história três mulheres donas de si: Bibi Perigosa (Juliana Paes), Ritinha (Isis Valverde) e Jeiza (Paolla Oliveira).
Com 35,66 pontos de média, o folhetim foi um sucesso de audiência na TV Globo. E graças ao bom desempenho foi reprisada no horário das 21 horas em 2020.
No elenco nomes como Emilio Dantas, Rodrigo Lombardi, Marco Pigossi, Fiuk, Carol Duarte, Lília Cabral, Maria Fernanda Cândido, Dan Stulbach e Débora Falabella.
A trama teve 172 capítulos e contou com direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos.
O Outro Lado do Paraíso (2017)
Livremente inspirada no romance O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, a novela criada por Walcyr Carrasco
é ditada pela lei do retorno e da crença de que um dia a justiça chega para todos, sendo que cedo ou tarde a vida se encarrega de “dar o troco”, e tudo o que se faz um dia se volta contra si mesmo.
Ambientada no Tocantins, a história girou em torno da vingança de Clara (Bianca Bin) contra todos a todos os seus inimigos. A frase “Vocês não sabem o prazer que é estar de volta”, que marca a grande virada da trama, caiu nas graças do público e se tornou um viral na internet.
O elenco foi composto por Glória Pires, Marieta Severo, Sergio Guizé, Thiago Fragoso, Rafael Cardoso, Fernanda Montenegro e Lima Duarte, entre outros.
Temas como violência contra a mulher, machismo, racismo, alcoolismo, homofobia, psicopatia, pedofilia e nanismo foram debatidos na novela.
Com média de 38,23 pontos, a trama é considerada um hit da TV Globo.
Com 172 capítulos, a produção teve direção geral é de André Felipe Binder e a direção artística de Mauro Mendonça Filho
As Aventuras de Poliana (2018)
Baseada no livro infantil Pollyanna, escrito por Eleanor H. Porter em 1913, As Aventuras de Poliana foi adaptada por Íris Abravanel, com 564 capítulos e se tornou uma das obras mais longas do SBT. A novela conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma menina de 11 anos que passa por diversos percalços na vida, mas não deixa de pensar positivo.
Com média de 11,16 pontos, a trama chegou a alcançar 15 pontos em seus primeiros meses.
Além de Sophia Valverde, nomes como Ígor Jansen, Larissa Manoela, Thaís Melchior, Murilo Cezar, Victor Pecoraro, Dalton Vigh e João Guilherme Ávila atuaram na produção infantil.
Gênesis (2020)
Com 220 capítulos, Gênesis foi escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro. A produção foi dividida em sete fases: Jardim do Éden, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Jornada de Abraão, Jacó e José do Egito.
Com média geral de 12,53 pontos, a produção bíblica se tornou um dos maiores sucessos da Record TV desde 2017. Com exibição do capítulo especial O Grande Dilúvio, a trama quebrou recorde de audiência ao alcançar 17,4 pontos e picos de 19,3.
Deus e Lúcifer foram interpretados respectivamente por Flávio Galvão e Igor Rickli. Nomes como Oscar Magrini, Cássia Linhares, Ângelo Paes Leme, Camila Rodrigues, Zé Carlos Machado, Adriana Garambone, Patrícia França e Petrônio Gontijo integraram o elenco.
Contou cm direção geral e artística de Edgard Miranda, profissional que comandou Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo (2010) e O Rico e o Lázaro (2017).
Amor de mãe (2019-2020)
Primeira novela escrita por Manuela Dias, a trama girava em torno de Lurdes (Regina Casé), Vitória (Taís Araujo) e Thelma (Adriana Esteves): três mulheres de diferentes classes sociais, com seus dilemas como mães, e seus destinos cruzados.
Após 102 capítulos exibidos, a produção foi afetada pela pandemia de COVID-19, e a exibição foi interrompida em 21 de março de 2020. O retorno em 23 capítulos só ocorreu em março de 2021.
Dirigida por José Luiz Villamarim, a novela fechou com média geral de 30 pontos .
Chay Suede, Jéssica Ellen, Nanda Costa, Juliano Cazarré, Isis Valverde, Malu Galli, Irandhir Santos, Humberto Carrão e Murilo Benício fizeram parte do elenco.
Leia também: Especial AD 5 anos: Artistas brasileiros que ganharam o mundo