A partir desta segunda-feira (14), o Jornal da Record embarca em uma missão difícil, mas necessária, mostrar o agravamento da fome no interior do país. A série especial de reportagem “Fome dos Invisíveis“, vai revelar a dura realidade enfrentada por brasileiros que vivem nas regiões mais pobres do Brasil.
De acordo com dados da Rede Penssan, nos povoados mais isolados do País, 19 milhões de brasileiros passaram fome no final de 2020. Isso equivale a 9% da população. A falta de comida, que sempre existiu, tornou-se ainda mais cruel.
E em um esforço que une veículos de comunicação do Grupo Record, como PlayPlus e R7, a equipe de jornalismo envolvida viajou, de carro, por mais de 5 mil quilômetros, percorrendo quatro estados, durante 20 dias. Os repórteres mostram o quanto a fome aumentou durante a crise provocada pelo coronavírus.
Ao todo, serão cinco reportagens, exibidas no telejornal entre segunda e sexta-feira, para apresentar a situação no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; no sertão da Bahia, em vilarejos isolados do interior de Pernambuco; e no extremo sul do Piauí.
A equipe vai relatar histórias de quem vive no dia a dia a luta pela sobrevivência. Uma mulher com 16 filhos e 40 netos que prepara uma sopa de ossos. A ex-presidiária que sente falta das quatro refeições que tinha na cadeia. Famílias inteiras que contam como é conviver diariamente com a fome, lutando para conseguir comida. A jovem que, além da fome, precisa caminhar 12 km para buscar água. E mais: como a fome e a desnutrição afetam as crianças.
A ‘Fome dos Invisíveis’ foi produzida pelo repórter André Tal repórter, o repórter cinematográfico Antônio Carlos Barbosa, o auxilar Antônio Clodoaldo e a pauteira Marina Soares; a edição é de Lucas Bueno; coordenação, Rosana Teixeira. A chefe de redação do Jornal da Record é Patrícia Rodrigues.
Leia também: Apresentadora do Jornal da Record chora durante homenagem a Domingos Fraga