A prática da “vacinação de vento”, que infelizmente tem acontecido no país, foi alvo de duras críticas na edição do Fala Brasil nesta segunda (29). Apresentadores do telejornal, Mariana Godoy e Sergio Aguiar mostraram total indignação sobre a prática realizada por alguns enfermeiros no país. Sergio, inclusive, chegou a citar um trecho do juramente da profissão ao vivo.
A crítica dos âncoras surgiu após a exibição de VT que mostrava novos casos de enfermeiros que fingiram aplicar a vacina da covid-19 em idosos pelo país. Assim que retornou para o estúdio, Mariana alertou a população sobre as ocorrências e aconselhou o registro da vacinação.
“E fica o alerta para que você faça o registro então. Filme mesmo, quando o idoso que você estiver acompanhando for receber a vacina”, disse a apresentadora.
Também indignado com a situação, Sergio leu um trecho do juramente dos enfermeiros ao tecer seus comentários.
“E Mariana, eu busquei aqui um trecho do juramento feito pelos técnicos de enfermagem, profissionais de saúde. Olha o que diz: ‘Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana. Exercendo, portanto, a enfermagem e em consciência, a dedicação. Não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica de um ser humano'”, relatou Aguiar.
Godoy ainda complementou: “E a grande maioria dos profissionais se dedica, se doa completamente. São pessoas que trabalham 24 horas, 36 horas. Fazem turnos o tempo inteiro e se entregam para a profissão. Mas claro, em todo o lugar tem essa meia dúzia de criminosos mesmo”.
Confira abaixo a íntegra do momento
Leia também: Pequenas Empresas & Grandes Negócios supera ibope de toda a programação do SBT