O Aparecida Debate desta terça-feira, 25 de janeiro, vai falar sobre Homeschooling ou Educação escolar em casa, uma nova modalidade de ensino que é motivo de discussão e polêmica entre especialistas da área.
Mediado por Eduardo Miranda, o programa vai explicar que, nessa modalidade, a criança não frequenta a escola tradicional. Em vez disso, ela é educada em casa, geralmente pelos pais. Com o surgimento da pandemia do Coronavírus, o homeschooling passou a chamar mais atenção. Porém, essa prática ainda não é regulamentada no Brasil. O programa mostrará que para isso acontecer, o Congresso precisa aprovar um dos projetos de lei que estão em discussão na Câmara e no Senado, e que tratam justamente do assunto.
Entre as questões que o Aparecida Debate vai levantar sobre a educação domiciliar estão: o homeschooling tem mais pontos positivos ou negativos na educação de crianças e adolescentes? Os pais estão preparados para assumir essa responsabilidade? Essa modalidade resolve o problema do ensino no Brasil?
Para explicar todas essas regras, o programa vai contar com a ajuda de especialistas. Um deles é Angela Vidal Gandra da Silva Martins, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visitante e pesquisadora na Universidade de Harvard. É professora e faz parte da Academia Brasileira de Filosofia e Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Outro convidado é Vicente de Paula Faleiros, assistente social, especialista em gerontologia e planejamento, doutor em sociologia, professor emérito da Universidade de Brasília e ex-professor da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador de políticas sociais, saúde mental e do núcleo de estudos da criança e do adolescente da Unb.
O Aparecida Debate vai ao ar nas noites de terça-feira, a partir das 21h30, na TV Aparecida.
Leia também: Fátima Bernardes celebra 35 anos de TV Globo em retorno ao ‘Encontro’