Edmundo, atualmente comentarista da Band, está ameaçando processar a colega de profissão Renata Mendonça, da TV Globo. O motivo é porque a jornalista teria indicado que o ex-atleta era racista, após um comentário feito sobre o jogador Lukaku, do Chelsea.
A polêmica começou na tarde do último sábado (12). Edmundo participava da transmissão da partida entre Chelsea e Palmeiras na Band, pela final do Mundial de Clubes. Em um de seus comentários, ele falou sobre as características e deu a sua opinião sobre Lukaku, afirmando que o atleta “tem força física, mas é desprovido de técnica”.
A fala repercutiu nas redes sociais e Renata Mendonça rebateu o ex-jogador. Sem citar diretamente Edmundo, a jornalista afirmou que o comentarista desconhece o futebol e que se apaga a repetição de um “clichê racista”. Rapidamente, os telespectadores associaram o recado de Mendonça ao comentário de Edmundo, causando um enorme desconforto.
Durante sua participação no programa Terceiro Tempo, já no domingo (13), Edmundo se defendeu e afirmou que seu comentário não foi racista. Além disso, o comentarista afirmou que irá buscar base jurídica para processar juridicamente Renata Mendonça.
“Ela não me conhece. A minha mãe é negra, a família da minha mãe toda é negra, meus melhores amigos são negros. Então, eu não tive a menor ideia de ser racista como ela quis dizer. Acho que ela foi muito infeliz. Mas, com todo o respeito, eu não vou abrir discussão com ela. Se couber um processo, ela será processada. Fora isso, ela segue a vida dela, e eu seguirei a minha”, disse o ex-jogador na Band.
Mesmo com a ameaça de processo, Renata não voltou a falar sobre o tema nas redes sociais. No entanto, segundo o colunista Flavio Ricco (R7), é falado nos bastidores da Globo que a jornalista violou um trecho dos Princípios Editoriais do grupo. Um dos trechos do documento diz: “O jornalista do Grupo Globo, sem exceção, não pode, por óbvio, criticar colegas de suas redações ou de redações de competidores nas redes sociais”.
Leia também: Record TV anuncia comentarista convidado para jogo do Cariocão