A vitória do streaming na tarde do domingo (10/3) com uma vantagem de 30% em relação a TV Globo caiu como uma bomba nas produções da emissora. As plataformas digitais lideraram durante parte da manhã e toda a tarde, o que abre uma ampla discussão sobre o que realmente conseguirá atrair mais pessoas para a frente da TV.
Segundo fontes da Coluna do Vannucci, nos bastidores da TV Globo muito se fala sobre a importância de se criar programas realmente atraentes para que a emissora possa abrir mão de série e sessão de filmes, uma vez que é a partir deste conteúdo que o digital avança. Mas, todos compreendem que nos dias atuais o público prefira maratonar sua série preferida ou buscar filmes a partir de seu gosto pessoal.
Mas, essas mesmas fontes reconhecem que todas as tentativas realizadas até aqui não atingiram o objetivo. E nessa lista entra o caro The Masked Singer Brasil, que não conseguiu emplacar e dá sinais de que respira por aparelhos.
Sem boa entrega, não há milagre a ser feito
Ninguém fala abertamente sobre o assunto, mas em conversas com a Coluna do Vannucci muitos deixam escapar que neste cenário o Domingão é o mais prejudicado. Neste fim de semana, a atração comandada por Luciano Huck fechou com 13,9 de média, o equivalente a 25,7% de share. Mas, não pense que foi somente o futebol da Record que tirou audiência do global. Ituano X São Paulo marcou 9,9 pontos e 19,4% de share. Nessa faixa, o streaming estava muito próximo com 13,1 pontos.
Os profissionais da Globo sabem que, nos dias atuais, as plataformas digitas são o verdadeiro adversário dela. E vão além: para pior a situação aparecem, de tempo em tempo, eventos atrativos nas demais emissoras.
Segundo fontes da Coluna do Vannucci, não é de hoje que o comando do Domingão pede uma entrega melhor. Desta forma, acreditam possam voltar ao patamar de 33% de share no PNT e em São Paulo.
A tarde do domingo é a mais disputada da TV
A tarde do domingo tem se mostrado o momento em que o streaming mais incomoda a TV aberta, principalmente a Globo. Os estudos mais avançados de comportamento do telespectador mostra uma fuga significativa para as plataformas, principalmente o Youtube.
Neste domingo (10/3), na média/tarde (12h às 18h), streaming garantiu a liderança com 12,2 pontos, o equivalente a 26,9% de share. Na sequência aparece a Globo com 9,4 de media, que corresponde a 20,7% do público dessa faixa. Nesta faixa, o digital tem 30% a mais de audiência, um patamar que preocupa os diretores da TV Globo e que deixa claro o quanto é urgente resgatar o público da TV aberta.
Ainda na média/tarde (12h às 18h), abaixo da Globo e do digital estão a Record com 6,1 pontos (13,5%) e o SBT com 6,0 de média (13,2%). Os canais pagos ficaram com 3,7 pontos, a Band com 1,1 de média e a RedeTV com apenas 0,3 pontos.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.