O início de 2023 já será com novidades na televisão brasileira. Depois de três anos e meio, o SBT vai voltar a exibir um telejornal na faixa da madrugada, a partir do dia 16 de janeiro. Apresentado por Fernando Jordão, o noticiário se chamará SBT News na TV, com exibição de segunda a domingo, entre 02h00 e 06h00.
A estreia do projeto foi confirmada oficialmente pela assessoria do SBT, em contato com o Portal Alta Definição. O projeto fará parte de uma integração entre a televisão e o digital, em uma “experiência de multiprogramação”, de acordo com a emissora.
“A partir do dia 16 de janeiro as madrugadas do SBT voltam a ser jornalísticas e ganham um novo noticiário. Apresentado por Fernando Jordão, o ‘SBT News na TV’ irá ao ar das 2h às 6h da manhã. Diretamente dos estúdios do SBT em São Paulo, o projeto irá ao ar diariamente, de segunda a domingo, tornando-se uma integração entre a televisão e o digital. Deste modo, o SBT concretiza uma experiência de multiprogramação, levando o ‘SBT News’ do YouTube e das mídias digitais em geral agora também para a tela da TV”, diz o comunicado.
Apresentador da atração, Fernando Jordão está no SBT desde março de 2021, como editor do SBT News em Brasília. Em seguida, passou a fazer participações nos programas locais da filial no Distrito Federal, atuando ainda como comentarista esportivo. Ele é formado em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Universidade do Minho, em Portugal, tendo ainda passagens por Correio Braziliense, TV Brasília e Poder360.
Telejornais na madrugada
Caso seja realmente concretizada, a estreia do SBT News na TV marcará o retorno do jornalismo ao vivo nas madrugadas do SBT, após três anos e meio. Entre setembro de 2016 e junho de 2019, o canal exibiu diariamente o SBT Notícias, se tornando um fenômeno de audiência para o horário, muitas vezes incomodando até mesmo a TV Globo.
O projeto ainda ajudou a revelar jovens apresentadores como Daniel Adjuto, Cassius Zeilmann, João Fernandes e o próprio Marcelo Torres, atual âncora do SBT Brasil. O seu fim foi muito lamentado pelos fãs do canal na época, mas ocorreu devido a cortes de gastos da emissora.
Leia também: Edney Silvestre anuncia saída da TV Globo: “Demitido sem justa causa”