Um dos autores mais versáteis da televisão brasileira, Walcyr Carrasco entende bem do gênero telenovela e suas vilãs não passam despercebidas. Uma das características dos folhetins de Walcyr é a mescla de humor e drama, mesmo que a história principal seja densa, sempre tem um núcleo cômico que diverte. E claro, não pode faltar a famosa guerra de comida.
Mas o que seria de um novelão sem um bom antagonista? Com toda certeza um folhetim morno e sem graça. São eles que movimentam a história, que estão sempre no meio dos conflitos. Antes apenas odiadas, agora as mulheres malvadas ganham até torcida.
Confira cinco criações do autor que deixaram sua marca na memória dos noveleiros:
Violante (Drica Moraes)
Novela: Xica da Silva – (1996)
Um dos personagens mais antológicos da nossa teledramaturgia, Violante levou ao extremo a sua maldade. O motivo atende pelo nome de João Fernandes de Oliveira (Victor Wagner), prometido como seu noivo. O Contratador se apaixonou por Xica (Taís Araújo), e despertou o pior lado da sua ex noiva, que não se conformou em ter sido trocada por uma negra. A megera até chegou a se casar com João em Portugal, mas ele acabou retornando ao Brasil para ficar com Xica. Embriagada por tanta maldade, a personagem defendida por Drica Moraes acabou ficando maluca.
Xica da Silva foi um grande sucesso da extinta TV Manchete. Escrita por Walcyr, foi assinada com o pseudônimo de Adamo Rangel, já que na época o autor tinha contrato com o SBT.
Cristina – (Flávia Alessandra)
Novela: Alma Gêmea – (2005)
Cristina é uma governanta invejosa e amargurada, que nutre uma verdadeira obsessão pelo patrão. Começou a novela trabalhando na casa de Rafael (Eduardo Moscóvis) e Luna (Liliana Castro), um casal apaixonado. Luna acaba sendo assassinada, e a loira praticamente assumiu o comando da casa.
Os anos se passaram, e a vilã encontrou um novo obstáculo em seu caminho: Serena (Priscila Fantin). O que ela não imaginava é que a personagem era a reencarnação de Luna. Para separar o novo casal, Cristina foi até às últimas consequências.
Walcyr ganhou o Prêmio Contigo de Melhor Autor por Alma Gêmea em 2005.
Sandra – (Flávia Alessandra)
Novela: Êta Mundo Bom – (2016)
Ela aparentava ser uma mulher doce e meiga, mas na verdade era uma pessoa sem escrúpulos e ambiciosa até demais. Seu objetivo era se apossar da herança de sua tia Anastácia (Eliane Giardini). Com a ajuda de Ernesto (Eriberto Leão), seu cúmplice, Sandra aplicou um golpe na milionária: o rapaz se passou pelo verdadeiro filho de sua tia. Mas a farsa foi descoberta quando Candinho (Sérgio Guizé) se revelou o verdadeiro herdeiro.
A loira seduziu o mocinho, e os dois ficaram noivos. No dia do casamento Sandra foi abandonada no altar. Com sede de vingança, a vilã armou um plano para que as pessoas acreditassem que Anastácia estava louca, só pra ela assumir o comando da empresa. No final da novela Sandra é desmascarada e acaba sendo presa, pagando por todos os seus crimes.
Onze anos após interpretar Cristina, a primeira vilã de sua carreira, a atriz Flávia Alessandra retomou a parceria com Walcyr e deu um show com mais uma antagonista marcante.
Sophia (Marieta Severo)
Estrategista e ambiciosa, queria acabar com os planos de casamento do filho Gael (Sérgio Guizé) com Clara (Bianca Bin), mas mudou de ideia ao descobrir que havia esmeraldas nas terras da nora. Ela enxergou nesta oportunidade a chance de salvar sua família da decadência. Fingiu ser amiga de Clara, apoiando a nora todas as vezes em que Gael se descontrolava e explodia. Sem contar que é uma péssima mãe. Não dava atenção para as filhas Lívia (Grazi Massafera) e Estela (Juliana Caldas), e despreza a última só por ela ter nanismo.
Sophia ficou conhecida como a vilã das tesouradas. Laerte (Raphael Vianna) descobriu um segredo e morreu. Vanessa (Fernanda Nizzato) viu a ricaça sair do bordel na hora da morte de Laerte; já Rato (César Ferrario) ajudou a madame a se livrar do corpo da prostituta e morreu por saber muito sobre os podres da megera. Mas ao tentar matar Mariano (Juliano Cazarré), Sophia teve sua carreira de serial killer destruída, já que o garimpeiro conseguiu sobreviver e a colocou atrás das grades.
Josiane (Agatha Moreira)
Novela: A Dona Do Pedaço – (2019)
Ambiciosa e doida pela fama, a jovem desprezava a origem pobre de sua mãe, criticava o comportamento e aparência dela, e renegava até seu nome. Filha de Maria da Paz (Juliana Paes), fez de tudo para alcançar seus objetivos, até planejar um golpe contra a mãe.
O plano foi fazer Maria cair nas graças de Régis (Reynaldo Gianecchini), se casando com ele, para que assim Josiane tivesse o controle de toda a situação. A filha da boleira termina a trama se convertendo ao evangelho, mas em sua última cena apareceu possuída por um demônio.
Leia também: De Flora a Carminha: relembre as vilãs de João Emanuel Carneiro