Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • Power Couple 7
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência de Salvador
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • O Rico e Lázaro
      • Força de Mulher
    • SBT
      • A Usurpadora
      • A Caverna Encantada
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Café Com Aroma de Mulher
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Blogs e Colunas
  • Famosos
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Esporte
  • Pop & Arte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Mercado e Tech
  • Rádio
  • Streaming
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Power Couple 7
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Blogs e Colunas
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Power Couple: Quem deve ser salvo na 10ª DR?
João Victor Guedes

De Odete Roitman a Taís, relembre as vilãs de Gilberto Braga

Atualizado: 11/07/21 às 23:43
JoaoGuedes
Por
JoaoGuedes
Publicado 11/07/2021
Compartilhar
Beatriz Segall, Cláudia Abreu e Alessandra Negrini viveram vilãs em novelas de Gilberto Braga
Odete Roitman (Beatriz Segall), Laura (Claudia Abreu) e Taís (Alessandra Negrini) | Imagem: Reprodução/ TV Globo
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -
O que você encontra na matéria
Odete Roitman (Beatriz Segall)Maria de Fátima (Glória Pires)Laura Prudente Da Costa (Cláudia Abreu)Taís Grimaldi (Alessandra Negrini)Beatriz Amaral (Glória Pires)

Com mais de vinte novelas no currículo e precursor do artifício “Quem matou?”, Gilberto Braga imprimiu sua marca na dramaturgia nacional como um autor que escreve papéis marcantes, mais precisamente grandes antagonistas. 

Seus personagens flutuam pelo universo da corrupção versus honestidade, e em toda história tem mais de uma mulher ambiciosa, sedutora e sem escrúpulos. Apesar de criar homens de péssimo caráter, são suas vilãs que roubam a cena, os holofotes e brilham mais do que as mocinhas. 

Confira cinco criações do autor que deixaram sua marca na memória dos noveleiros:

Odete Roitman (Beatriz Segall)

Odete Roitman (Beatriz Segall) | Imagem: Reprodução/TV Globo
Beatriz Segall | Imagem: Reprodução/TV Globo

Novela: Vale Tudo – (1988)

Presidente do grupo Almeida Roitman, a viúva Odete é uma mulher forte, autoritária e muito rica. Tem várias propriedades por diversos lugares do mundo, inclusive na Europa, e só vem ao Brasil em casos de extrema necessidade. Mas tem duas coisas que ela tem pavor: o seu país e gente pobre.  Tem muitos conflitos com a filha Helena (Renata Sorrah), a quem não perdoa por sua fraqueza. Não admite a ideia de que o filho, Afonso (Cássio Gabus Mendes), queira morar no Brasil. Quer escolher parceiros para os dois, pessoas fortes e que tenham grande cumplicidade com ela. Arrogante, manipula a vida dos filhos e humilha os subordinados e todos que estão em posição inferior. 

Odete foi morta com três tiros por um assassino misterioso. O caso é considerado um clássico das novelas brasileiras e imortalizou o “Quem matou?”. Dominou as conversas de todo o país em 1988 com um mistério que durou apenas 13 dias. A assassina era Leila, personagem interpretada por Cássia Kiss.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O sucesso de audiência de ‘Vale Tudo’ motivou a empresa Maggi a promover uma promoção com distribuição de prêmios em dinheiro para quem acertasse o nome do assassino ou assassina. No dia da exibição da morte da vilã, em pleno sábado de Natal, a novela registrou 81 pontos no Ibope, com picos de 92. 

Maria de Fátima (Glória Pires)

Maria de Fátima (Glória Pires) | Imagem: Reprodução/TV Globo
Glória Pires | Imagem: Reprodução/TV Globo

Novela: Vale Tudo – (1988) 

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O que ela tem de bonita e charmosa, tem de sonsa e ambiciosa. Uma jovem que possui um desejo de ascensão social quase doentio, e que não tem limites. Filha de Raquel (Regina Duarte), uma mulher de caráter, possui uma personalidade oposta a da mãe. Se apaixona por César (Carlos Alberto Riccelli), um cafajeste ao nível dela. Mas se casa com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) só por interesse. 

Laura Prudente Da Costa (Cláudia Abreu)

Laura (Cláudia Abreu) | Imagem: Reprodução/TV Globo
Cláudia Abreu | Imagem: Reprodução/TV Globo

Novela: Celebridade – (2003)

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Uma mulher extraordinariamente convincente e sedutora, consegue transmitir uma imagemdoce e inocente que desarma até os mais atentos. É agressiva tanto para seduzir quanto para destruir. Suas vítimas mais exploradas na trama são Nelito (Taumaturgo Ferreira), Bruno (Sérgio Menezes) e Cristiano (Alexandre Borges). 

É amante de Marcos (Márcio Garcia), sua alma gêmea, por quem tem uma forte química, e juntos formam uma dupla sensacional de crápulas. Renato Mendes (Fábio Assunção), o vilão da novela, é obcecado por ela.  Sua principal rival atende pelo nome de Maria Clara Diniz (Malu Mader), por quem é fascinada.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Taís Grimaldi (Alessandra Negrini)

Taís Grimaldi (Alessandra Negrini) | Imagem: Reprodução/TV Globo
Alessandra Negrini | Imagem: Reprodução/TV Globo

Novela: Paraíso Tropical – (2007)

Irmã gêmea de Paula (Alessandra Negrini), mocinha da trama, Taís é bonita, egoísta e inteligente. Vive na periferia do Rio de Janeiro, mas seu grande sonho é se tornar moradora da Zona Sul. Vende joias de um designer estrangeiro, que só existe na cabeça dela.  Se envolve com uma rede de aliados e monta um plano para conquistar seus objetivos.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Prova que não tem escrúpulos ao passar por cima da própria irmã, por quem não nutre nenhum sentimento. 

Acesse a página especial da novela Paraíso Tropical, que ganhou reprise no canal Viva!

Beatriz Amaral (Glória Pires)

Beatriz Amaral (Glória Pires) | Imagem: Reprodução/TV Globo
Glória Pires | Imagem: Reprodução/TV Globo

Novela: Babilônia – (2015)

Nascida em uma família de classe média alta, Beatriz é filha de Estela (Nathalia Timberg). Arquiteta de sucesso, se casa por interesse com o milionário Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes) e passa a administrar a Construtora Souza Rangel.  Sua vida muda ao cruzar o caminho de Inês (Adriana Esteves), sua amiga de infância, graças a uma chantagem. É que a ex- melhor amiga tem um vídeo que mostra Beatriz e o motorista do marido, Cristóvão (Val Perré), aos beijos. Por conta dessa prova, mantém a inimiga por perto e mata o amante. Mas por causa do crime se torna a grande rival de Regina (Camila Pitanga), filha do motorista.

No final da novela a vilã é presa, escapa da prisão e acaba morta ao lado de Inês ao perderem o controle do carro e caírem em um abismo. 

Leia também: De Flora a Carminha: relembre as vilãs de João Emanuel Carneiro

Tudo sobre:Alessandra NegriniBeatriz SegallGilberto BragaGloria piresTV Globo

Mais do AD

Odete Roitman ao lado de Maria de Fátima com semblantes sérios. Elas estão na arte do resumo de Vale Tudo
Vale Tudo

Resumo de Vale Tudo (03/07): capítulo de quinta-feira

02/07/2025
Protagonistas na arte do resumo de Dona de Mim
Dona de Mim

Dona de Mim (03/07): resumo do capítulo de quinta-feira

02/07/2025
Candinho (Sergio Guizé ) e Dita (Jeniffer Nascimento) na arte do resumo de Êta Mundo Melhor!
Êta Mundo Melhor!

Êta Mundo Melhor! (03/07): resumo do capítulo de quinta-feira

02/07/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?