Um pouco mais de duas semanas se passaram e, desde o começo do BBB 24 (TV Globo), um nome vem se destacando: Davi. Para o bem e para o mal, dentro e fora da casa mais vigiada do país, ele e destaque. O baiano, motorista de aplicativo de 21 anos, escolhido pelo público pela dinâmica do “puxadinho” para entrar no reality show tem sido o centro das atenções e discussões dentro do programa, e de muitas correntes de amor, ódio e problematizações pelas pessoas que o acompanham, seja pela edição televisiva do Big Brother Brasil, seja pelos cortes nos perfis de fofocas e nas arenas de debates criadas nas redes sociais, postagem a postagem.
Para muitos, Davi já é o brother com o maior potencial para ser o vencedor do prêmio milionário do BBB 24. Para alguns, Davi é um rapaz chato, irritante e que adora reforçar um certo “coitadismo” para se manter firme no jogo. Mas, para o próprio Davi, ele é homem. Muito homem. Sincero e homem. Honesto e homem. Homem! Muito homem. HOMEM!
Os Golias internos de Davi
Quando fiz alusão no título do texto à passagem bíblica de “Davi e Golias”, onde o pequeno Davi conseguiu derrotar o gigante Golias apenas com a sua fé inabalável, sua crença e uma pedra, fiz mais no sentido de fazer uma reflexão sobre o fato de, muitas vezes, nós mesmos criarmos nossos “Golias”, com os quais travamos batalhas ao longo da vida.
Davi, o do BBB 24, não o da Bíblia, tem travado batalhas com monstros gigantescos que ele mesmo criou e expôs para os espectadores. Não há como não problematizar algumas falas feitas pelo Davi. Por exemplo, quando ele falou que era “homem” e não “viado” é impossível passar pano e não dizer que foi uma infeliz fala homofóbica.
E o autor que vos escreve esse texto, enquanto um homem gay, me coloco em um lugar de propriedade para afirmar que, lamentavelmente, numa sociedade alicerçada no machismo estrutural, esse reforço do estereótipo do “homem”, do “cabra macho”, independente de gírias e regionalidades, é sim uma fala homofóbica onde o ser “hétero”, o ser “masculino”, o ser “homem” lhe coloca em um patamar de força, vitalidade, honestidade, retidão de caráter acima de qualquer outro tipo de existência humana, desmerecendo e rechaçando outras identidades de gênero e sexualidades.
Leia mais
Soberba e tom agressivo dividem opiniões
Já que tratamos de falas, esse jeito agressivo, deselegante e com um certo ar soberbo com o qual Davi, muitas vezes aos berros, fala dentro do Big Brother é outro gigantesco problema com o qual o jovem rapaz precisa lidar e reverter. Você pode ter sua visão dos fatos transmitida sem ferir a audição de quem está dentro ou fora do programa.
Outro “Golias” que o nosso Davi dos dias atuais precisa derrotar é a prepotência. Quando o participante bate no peito e chama para si certezas absolutas, julgamentos e opiniões inquestionáveis sobre os demais jogadores do BBB e uma certa arrogância em saber que volta do paredão, Davi atravessa a linha tênue entre a confiança e a já citada prepotência. Ser confiante no jogo do BBB é fundamental, mas quando essa confiança é manifestada de forma extrema, enérgica demais, em voz alta, aos gritos, entre apontamentos de dedos, resvala para um lugar acima do bem e do mal de onde a queda é infinitamente mais fácil de acontecer.
Davi é o preferido para ganhar
Davi é o preferido para ganhar o BBB 24 neste momento, mas é preciso entender que muita coisa pode mudar de um dia para o outro. Já vimos favoritos no BBB e em outros realities queimarem a largada, morrerem pela boca, morderem a língua e tombarem na opinião pública, deixando escapar de suas mãos o título de campeã ou campeão por deslizes pontuais.
Davi tem um perfil interessante e cativador para a dinâmica do Big Brother Brasil, mas também tem uma personalidade inflexível e imatura. E, isso, em alguns aspectos que gera uma pedra no seu caminho. Pedra essa que pode ser utilizada para derrubar os “Golias” que ele trouxe consigo mesmo para dentro da casa, lhe levando longe no jogo. Ou pedra essa que pode lhe derrubar na caminhada até o final do programa. Teremos que acompanhar os próximos lances e as próximas batalhas de Davi. Pedras e sorte lançadas!
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.