O apresentador José Luiz Datena vem se irritando frequentemente com um recurso importante da TV digital brasileira, a acessibilidade que garante os direitos de inclusão. Na última segunda-feira (26/07), o comandante do Brasil Urgente demonstrou descontentamento com os poucos segundos de sinalização que apontam para o uso de apenas dois recursos disponíveis na Band.
“Tira esse negócio daqui põe o Datena oficial [suas redes sociais] logo. Aparece toda hora isso aqui. O que é isso, ‘Closed Caption’?“, iniciou o apresentador pedindo a remoção da arte, como se desconhecesse o recurso. Logo em seguida, ele também pediu para retirarem a sinalização de Audiodescriação: “Não, tira o negócio aí pow. Oh, me ajuda aí“.
Essa não é a primeira vez que o apresentador pede para que a arte não apareça, para que o nome de suas redes sociais fique fixo na tela. Na última segunda-feira (19/07), Datena também reclamou do recurso: “Tira esse negócio daí de cima, põe o Datena Oficial, é isso aí“.
Os direitos de inclusão e a acessibilidade na TV
As sinalizações que motivaram a irritação de Datena possuem um grande significado e fazem a diferença no cotidiano das pessoas que têm algum comprometimento dos sentidos humanos.
O closed caption é uma legenda oculta, ativada pelo controle remoto, que permite que pessoas com deficiência auditiva acompanhem a programação da TV. Por meio da escrita, esse recurso reproduz a fala e outros sons presentes na transmissão, como palmas, risos, passos, chuva etc.
A disponibilização do closed caption começou a ser exigida gradativamente em junho de 2008, e desde 2017 é obrigatória para todos os programas.
Já o audiodescrição é uma forma de acessibilidade pensada para as pessoas com deficiência visual. Trata-se da descrição narrada de tudo o que acontece no programa — sem sobreposição de falas —, principalmente dos elementos que não podem ser percebidos apenas pelo áudio usual, tais como as expressões faciais e os objetos em cena.
Desde 2010, a legislação prevê uma implementação progressiva da audiodescrição na programação veiculada nos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão.
Assista ao vídeo:
Leia também: Datena pode concorrer à Presidência da República em 2022