Candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena foi expulso do debate realizado pela TV Cultura, na noite desse domingo (15), após agredir o rival Pablo Marçal, candidato do PRTB. O momento foi registrado pelas câmeras, antes de um intervalo comercial forçado ser chamado pelo mediador Leão Serva.
Datena e Marçal estavam trocando acusações desde o início da campanha. No debate realizado pela TV Gazeta, há duas semanas, o apresentador já havia deixado seu púlpito e ameaçado agredir o coach. Agora, porém, a agressão de fato ocorreu.
O momento de descontrole de Datena ocorreu após Marçal citar uma acusação de abuso sexual contra o apresentador. O apresentador tentou se defender em seu momento de fala, porém o coach prossegui com os ataques pessoais.
“O Datena não sabe nem o que ele fala aqui. Ele fica inventando conversa todas as vezes. Mas o Brasil quer saber que horas você vai parar. Você é um arregão, você atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, falou que queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, provocou Marçal.
Na sequência, então, Datena pegou uma cadeira e jogou sobre Marçal, precisando ser contido para parar com as agressões.
URGENTE: DATENA SURTA E DA CADEIRADA EM MARÇAL #DebateNaCultura
— Brenno Moura (@brennomoura.bsky.social) September 15, 2024 at 11:15 PM
[image or embed]
Expulsão
Logo após retornar do intervalo comercial forçado, o mediador Leão Serva anunciou a expulsão de Datena do debate. De acordo com ele, o candidato descumpriu uma das regras acordadas. Além disso, Marçal também se retirou do evento, alegando que iria buscar atendimento médico.
“Vivemos agora nesse intervalo forçado um dos eventos mais absurdos da história da televisão brasileira. Houve uma agressão do candidato Datena ao candidato Marçal, porque o candidato Marçal agrediu o candidato Datena verbalmente”, afirmou o mediador.
A decisão da televisão foi expulsar o candidato Datena do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado por todos, porque ele cometeu três falhas graves sucessivas. Ele cometeu duas palavras de baixo calão antes de uma agressão física. O candidato Marçal, que se estivesse no debate teria sido advertido pelo tempo, ele disse que estava se sentindo mal. Foi buscar um atendimento de saúde e preferiu deixar o debate.
completou Leão Serva
O debate prosseguiu apenas com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Marina Helena (Novo), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
🚨🚨URGENTE: DATENA FOI EXPULSO DO DEBATE DA CULTURA. #DebateNaCultura
— Brenno Moura (@brennomoura.bsky.social) September 15, 2024 at 11:23 PM
[image or embed]