A Band levou ao ar, nesta terça-feira (30), um episódio do MasterChef Brasil 10 que terminou com Danilo como o 2º eliminado da temporada. O participante não sobreviveu ao desafio final, que consistia na entrega de um bolo feito de crepe.
Os participantes que encararam a decisão foram os que não subiram para o mezanino após um desafio de baião de dois e não passaram na prova de pressão.
1ª etapa: Baião de Dois 🌾🫘😋
Na primeira etapa, os competidores do MasterChef Brasil 10 tiveram que cozinhar com dois alimentos bem comuns da culinária brasileira: arroz e feijão.
Nesse sentido, o jurado Rodrigo Oliveira, um dos maiores representantes e grande estudioso da gastronomia do Nordeste brasileiro, mostrou a eles diversas maneiras de se preparar o famoso baião de dois.
O chef deu dicas e caminhos para a reprodução perfeita desse prato brasileiro tão icônico. Os cozinheiros tiveram que apresentar uma versão autoral da receita. Dessa forma, eles deveriam imprimir sua personalidade e conquistar o paladar dos jurados do MasterChef Brasil 10.
A prova teve duração de 1 hora e, logo depois, os chefs foram de estação em estação, conferindo todos os pratos.
Destaques da prova inicial do MasterChef Brasil 10
Assim sendo, os chefs chamaram Seiji, que trouxe legumes glaciados com molho teriaki. Rodrigo disse que a ideia foi boa, mas mal executado. “Um prato grosseiro”, declarou o jurado. Erick Jacquin também foi crítico ao prato.
Logo depois, veio o militar Diego, que fez um risoto de baião de dois. Helena Rizzo declarou que ficou com medo do prato, mas que ficou leve e gostou do prato. Rodrigo também elogiou a produção.
Os jurados do MasterChef Brasil 10 convocaram o cearense Leonardo, que preparou o prato com cordeiro no shoyu. Erick Jacquin disse que o prato estava “muito bom para ir para a prova de eliminação”. Logo depois, Rodrigo também fez críticas ao prato, apontando que o preparo “reforça o estereótipo da cozinha nordestina”.
Já Jucyléia apostou em um baião de dois com crispy de couve e vinagrete de caju. A participante recebeu bastante elogios de Rodrigo.
Quem veio na sequência no MasterChef Brasil 10 foi Ashanti, que fez uma opção vegana, com casca de banana defumada. Helena disse que foi uma escolha feliz e ressaltou os sabores do prato. Na sequência, Jacquin se disse surpreso e disparou que a comida foi boa.
A próxima participante foi Luma, que fez baião de dois com coalhada seca. Jacquin disse que o arroz estava sem gosto, o feijão, sem tempero e a carne, seca. Rizzo declarou que a participante estava “com medo de cozinhar”.
Logo depois, Emanuel fez um baião de dois com shitake, farofa de xerém e vinagrete de maxixe. Rodrigo aclamou o preparo e disse que se sentiu “em casa de vó”. Aliás, o equilíbrio do prato também rendeu elogios de Helena Rizzo no MasterChef Brasil 10.
Na sequência, Stephanie serviu um baião de dois com quiabo e molho de goiabada. Helena elogiou a apresentação, mas fez apontamentos quanto ao sabor. Jacquin elogiou o prato e disse ter gostado.
Por fim, Wilton fez um baião de dois vinagrete e farofa de cebola. Erick Jacquin detonou o prato: “Parece uma salada de arroz de um buffet da rodoviária que foi feito com sobra do dia anterior”.
Preparação para a decisão
Os dois que fizeram opções vegetarianas, Ashanti e Emanuel, tiveram os melhores trabalhos. Nesse sentido, o pin dourado foi para Ashanti. Além deles, Stephanie, Diego e Jucyléia foram para o mezanino.
A vencedora do desafio pode levar participantes entre os medianos para o mezanino do MasterChef Brasil 10. Assim sendo, Ashanti salvou Dielen e Carol.
Os demais participantes medianos fizeram uma prova de pressão com bife ancho. Dessa forma, Camila, Mariane, Danilo, Endrik, Gizele e Eduardo tiveram que demonstrar técnica e precisão ao dividir um grande pedaço da carne em três volumosos pedaços e entregá-los em três pontos perfeitos: malpassado, no ponto perfeito e bem passado.
Todos os participantes receberam críticas. Alguns por errarem o ponto, outros pelo tamanho dos cortes. Apesar disso, quem chegou mais perto foi Camila, que subiu para o mezanino.
2ª etapa: Decisão no Masterchef Brasil 10 🔥
No derradeiro desafio, os competidores se deparam com um grande pesadelo: a confeitaria. Assim sendo, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira e Erick Jacquin explicaram que todo cozinheiro deve saber preparar um crepe perfeito.
No entanto, como no MasterChef Brasil 10 nada é simples, eles deveriam apresentar um bolo feito de crepe. O preparo deveria ter um recheio delicioso que encantasse os jurados e sustentasse o bolo, além de cobertura e decoração.
Dessa forma, Seiji, Leonardo, Luma, Wilton, Mariane, Danilo, Endrik, Gizele e Eduardo participaram dessa etapa do MasterChef Brasil 10. A prova teve duração de 1h15.
Resultado final 😣😶🌫️
Após avaliação dos jurados, Seiji e Eduardo se salvaram de cara, com trabalhos tidos como medianos. Logo depois, Wilton recebeu elogios de Jacquin e ganhou o pin dourado da prova.
Leonardo, Mariane e Luma foram outros que tiveram elogios e garantiram sequência no MasterChef Brasil 10.
Por outro lado, Endrik, Gizele e Danilo foram os piores, na avaliação dos jurados. Endrik foi o primeiro deles a seguir no jogo e Danilo se tornou o 2º eliminado do MasterChef Brasil 10. Na semana passada, Neylano foi o 1º participante a deixar a competição.