As maiores emissoras de TV do Brasil reafirmaram o que dizem os especialistas em saúde sobre o uso da máscara na proteção contra o coronavírus. Os principais telejornais da TV Globo, Record TV, SBT, Band e RedeTV! se opuseram ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que nesta quinta-feira (10) sugeriu a realização de um parecer para desobrigar o uso da máscara em vacinados e ex-contaminados da covid-19.
No Jornal da Record, uma reportagem repercutiu a fala do chefe do Poder Executivo, mas ao final deixou claro o que dizem as autoridades sanitárias.
“Pela situação da pandemia no Brasil, a grande maioria dos especialistas recomendam o uso do acessório [máscara], inclusive para quem já teve covid ou esteja vacinado”,
lembrou a apresentadora Janine Borba.
Já o Jornal Nacional ouviu infectologistas que estão na linha de frente do combate à doença que classificaram a medida como uma “temeridade”.
“O impacto da fala do presidente Bolsonaro é totalmente negativa. Para nós médicos que trabalhamos na linha de frente pro covid-19. Primeiro porque não temos uma população amplamente vacinada. Quiçá nós não temos nem segunda dose em muitas pessoas completadas. A máscara vai proteger tanto a pessoa que está usando quanto as outras pessoas ao seu redor. Então é importante que todos utilizem a máscara”,
afirmou o Infectologista Sergio Cimerman.
O Jornal da Band usou a fala do ministro da saúde, que disse: “Queremos que seja o mais rápido possível, mas precisamos vacinar a população brasileira e avançar”.
Tomara que a posição do ministro [Marcelo Queiroga] prevaleça. Os órgãos de saúde são unânimes em dizer que ninguém deve tirar a máscara nesse momento, nem quem já pegou a doença nem quem foi vacinado. Bom, os Estados Unidos não estão tirando? Mas olha só eles tiveram hoje 290 mortos. Nós aqui no Brasil 2.600. Eles tão com mais de 40% da população vacinada com a segunda dose. No Brasil 11% com segunda dose. Como recomenda a sociedade brasileira de infectologia: ‘Não é hora de tirar a máscara nem de relaxar as medidas de distanciamento social’.
enfatizou o apresentador Eduardo Oinegue.
Assista ao vídeo com a opinião do apresentador:
Durante reportagem exibida pelo SBT Brasil, a repórter Nathalia Fruet citou exemplos de outros países que receberam alertas da OMS:
“Depois que os países com vacinação avançada começaram a abolir o uso de máscara, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu os governos que a dispensa da proteção só pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença e não depende apenas da vacinação contra a covid 19”
Na contramão dos concorrentes, o RedeTV News chamou atenção para a necessidade de utilizar a máscara antes de exibira fala de Bolsonaro.
“Especialistas já alertam que pessoas vacinadas podem transmitir o vírus, já que a vacina protege contra casos graves e não impede a contaminação”
disse a apresentadora Gabriela Di França.
Leia também: TV Globo emociona público com lançamento de campanha no Jornal Nacional