Em novembro de 2021 a HBO Max anunciou Raphael Montes como autor titular da sua primeira telessérie e, poucos meses depois, movimentou a criação de um quadro no ‘Faustão na Band’ para selecionar uma atriz que integrará o elenco do folhetim. Em resposta, na manhã desta quarta-feira (09), a Globo divulgou que fará duas “novelas das nove” ao mesmo tempo, sendo que uma será original do Globoplay, com autoria de João Emanuel Carneiro. Contudo, muito além do anúncio oficial, chamam atenção as coincidências por trás das duas produções.
Raphael Montes já foi colaborador de João Emanuel Carneiro na novela ‘A Regra do Jogo’ (2015). Ou seja, a Globo escolheu o autor do fenômeno ‘Avenida Brasil’ (2012), para quem sabe, concorrer com seu ex-colega de emissora e autor do sucesso ‘Bom Dia, Verônica’ (2020) na Netflix. E como se não bastasse, ambas as produções seguem o mesmo fio condutor: a busca por justiça.
O desejo de vingança move os enredos que terão Camila Pitanga (HBO Max) e Regina Casé (Globoplay) como alvos principais dos mocinhos. Duas grandes megeras prontas para serem odiadas pelo público.
Sou uma megera gente, é para vocês amarem me odiar. Ela [a personagem] é classista, toda errada, gente!
Afirmou Camila Pitanga sobre sua personagem em Segundas Intenções, durante sua participação no Faustão na Band.
Além das duas semelhanças citadas acima – autoria e tema principal – até as histórias tem uma situação parecida. Em Olho por Olho, o personagem de Nicolas Prattes assume um crime no lugar de outra pessoa. Já em Segundas Intenções, Lola (Camila Pitanga) mata o marido e convence a empregada doméstica a assumir a culpa pelo assassinato.
Tramas guiadas pela sede de destruição dos protagonistas contra seus algozes tiveram altos índices de audiência na televisão brasileira, vide a média geral de ‘Avenida Brasil’ com 39 pontos e ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2017) com 38 pontos.
Conheça melhor as sinopses das duas histórias:
Todas as Flores (Globoplay)
Com direção de Gustavo Fernandez (Os Dias Eram Assim), a substituta do remake de Pantanal na TV Globo seria Todas as Flores de João Emanuel Carneiro, mas a produção foi remanejada para o streaming.
A trama gira em torno de um garçom, vivido por Nicolas Prattes, que aceita assumir um crime que não cometeu por uma grande quantia em dinheiro. Mas os contratantes Zoé (Regina Casé), a grande vilã da história, e o empresário interpretado por Fábio Assunção não cumprem o acordo. Após ser enganado, o mocinho planeja arruinar a vida daqueles que o prejudicaram.
Além de Prattes, Casé e Assunção, Letícia Colin e Sophie Charlotte estão confirmadas no elenco.
Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt do Notícias da TV, a preparação dos atores foi iniciada em fevereiro com uma reunião virtual com o protagonista.
De acordo com o comunicado enviado pela Globo, a próxima novela do Globoplay será uma obra aberta e deve ser lançada no último trimestre de 2022.
Segundas Intenções (HBO Max)
Sofia (Atriz não divulgada) é a protagonista, que era criança quando viu sua mãe ser presa injustamente por causa de sua tia Lola (Camila Pitanga), uma mulher ambiciosa e sem escrúpulos. Sem rumo, Sofia é acolhida pela amorosa família Paixão, que também está sofrendo porque a filha Rebeca, uma candidata a modelo, foi parar no hospital após uma cirurgia plástica mal sucedida.
A jovem e sua nova família se unem na dor e na indignação contra os culpados pelas suas tragédias: Lola e Benjamin Argento, um playboy cirurgião plástico, herdeiro de um império da beleza. Lola e Benjamin se casam, em uma união de forças e interesses. Anos depois, já adulta, Sofia traça seu plano de vingança. Com ajuda da família Paixão, Sofia quer destruir Lola e todos aqueles que lhe fizeram mal. Em sua obsessão, Sofia reencontra um amor de infância, questiona os próprios passos e descobre que fazer justiça custa um preço muito alto.
Com direção de Joana Jabace (Segunda Chamada) e supervisão geral do showrunner Silvio de Abreu, a produção da HBO Max deve começar a ser gravada em julho, com previsão de estreia para 2023.
Leia também: Série ou novela? Entenda o que a Record TV projeta para sua teledramaturgia em 2022