O Globo Rural deste domingo (06), vai mostrar uma realidade de muitas pessoas no Nordeste brasileiro que vivem sem energia elétrica, no mesmo mundo onde se falam em robôs, inteligência artificial e no avanço da tecnologia. Aqui no Brasil, 1.700.000 pessoas ainda não têm energia elétrica.
A apresentadora Helen Martins visitou o município de Paulistana, no Piauí, onde essa realidade ainda é comum. “Disse que era para todos [a energia], mas não foi não, é que não chegou. Não veio. Fiquemos só na tristeza e na vontade”, revela uma moradora da região.
A situação é degradante, sem energia você não consegue puxar água de um poço, melhorar a criação de animais ou as lavouras e se informar. É muito gritante ver a diferença que a energia elétrica faz na qualidade de vida do agricultor.
Tragédias nos silos
O Globo Rural também vai mostrar os cuidados necessários no armazenamento de grãos para evitar acidentes nos silos. Depois da tragédia em Palotina, no Paraná, que matou 9 pessoas na semana passada, mais um trabalhador morreu essa semana, dessa vez em Mato Grosso.
Com a expansão da agrícola, né? O risco de ter acidentes como esse é muito grande. E a corporação que é acionada para fazer esse atendimento é o corpo de bombeiros.
explica o Corpo de Bombeiros.
Super safra no Maranhã
O jornalístico ainda vai mostrar como a super safra já começa a gerar congestionamento nos portos. No Maranhão, está difícil escoar a safra recorde de milho e soja. Os caminhoneiros levam até 3 dias na fila para descarregar os grãos.
E mais
Nas respostas para as dúvidas dos telespectadores conheça o barracão ideal para produzir cogumelos shimeji. Além disso, saiba se dá pra armazenar Capim Capim-açu para fornecer ao gado na seca?
O Globo Rural começa logo depois de Estados Unidos e Suécia, jogo das oitavas de final da Copa do Mundo feminina.