Um Lugar ao Sol chega ao fim nesta sexta-feira (25) na TV Globo. A primeira novela de Lícia Manzo para ás 21 horas contou com 119 capítulos, além de ostentar um elenco de peso encabeçado por Cauã Reymond, Andrea Beltrão, Marieta Severo, Alinne Moraes, Juan Paiva, Andréia Horta, entre outros.
Foram quatro anos de dedicação à Um Lugar ao Sol. Como diz a célebre canção: “se tivesse mais alma pra dar, eu daria”. Um Lugar ao Sol é fruto do meu total investimento. Com relação ao horário chamado de “nobre”, o que posso dizer é que escrevi essa novela com o mesmo amor e empenho que as demais. Nunca ambicionei nenhum horário específico. Importa para mim seguir escrevendo, honrando meu ofício.
Disse Lícia Manzo em entrevista ao Gshow.
O drama do irmão gêmeo usurpador se encerra com algumas reviravoltas, com direito ao famoso final feliz para alguns personagens.
Confira:
Recomeços
Christian dos Santos (Cauã Reymond) confessa o crime de ter assumido a identidade do gêmeo Renato Meirelles, é condenado e fica preso por cinco anos. Ao sair da prisão, ele briga pela guarda de Ludmila.
Família
Entre os Assunção, o clima é festivo. Cinco anos se passam e toda a família se reúne para comemorar mais um aniversário do patriarca Santiago (José de Abreu). Rebeca (Andrea Beltrão), assumindo os cabelos grisalhos, segue firme e forte com Edgar (Eduardo Moscovis). Cecília (Fernanda Marques) volta da Itália formada em arquitetura.
Amor e sorte
Nicole (Ana Baird) e Paco (Otávio Müller) engatam um namoro e estrelam peças de sucesso, tornando-se atores bem-sucedidos e respeitados no meio teatral.
Breno (Marco Ricca) e Julia (Denise Fraga) também estão juntos e dão novos rumos às carreiras. Ele lança um livro de fotografias, no qual retrata a terceira idade, e ela se forma em musicoterapia.
Ana Virgínia (Regina Braga) presenteia Santiago com um CD de Felipe (Gabriel Leone), com clássicos da MPB e composições do rapaz e de Julia.
Repetição
Recomposta do golpe de Christian/Renato, Bárbara (Alinne Moraes) troca seis por meia dúzia e fica presa a uma nova relação tóxica e disfuncional. O namorado Edu, que seria apresentado a todos na festa, não aparece, gerando comentários entre as irmãs de que já conhecem a história.
Covid-19
Apesar de ter sido gravada durante a pandemia de Covid-19, a doença nunca foi mostrada na novela, porém, no último capítulo, a autora Lícia Manzo faz uma menção com as mortes de Elenice (Ana Beatriz Nogueira) e Teodoro (Fernando Eiras), vítimas da enfermidade.
Companheiros
Noca (Marieta Severo) e Aníbal (Reginaldo Faria) não só vivem juntos como, finalmente, trabalham juntos! O contador aposentado é o responsável pelos saraus da terceira idade no restaurante.
Eu me identifico com todos ou seria incapaz de escrevê-los. Até os mais obscuros. Se tenho um tanto da sabedoria de Noca ou Ravi, tenho também a ambição torta de Christian. O eixo e a integridade de Érica, misturados com a imaturidade e falta de autoapreço de mulheres como Bárbara, Julia, Stephany. Penso que ninguém é uma coisa só e que o ser humano é esse “mistura e manda”. Acertamos e erramos, alternando momentos nobres com outros francamente baixos ou covardes. Foi Guimarães Rosa quem escreveu: “As pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas. Elas vão sempre mudando; afinam ou desafinam, verdade maior”. Procuro levar essas palavras comigo quando vou escrever.
Conclui a autora.
Com direção de André Câmara e direção artística de Maurício Farias, o último capítulo de Um Lugar ao Sol vai ao ar após o Jornal Nacional na TV Globo.
Leia também: Penúltimo capítulo de Um Lugar ao Sol choca o público: “Prender Lícia Manzo”