Após ser condenada pela Justiça do Trabalho a cessar o assédio moral contra jornalistas, sob pena de multa, a TV Guararapes – afiliada da Record TV em Pernambuco – promoveu demissões, inclusive de uma chefe de redação que foi citada no processo como vítima.
Na tarde desta segunda-feira (06), a redação da emissora foi surpreendida com a demissão da apresentadora Isly Viana. A renomada jornalista era um dos maiores nomes do canal, onde prestou serviços nos últimos 10 anos. Isly começou sua carreira na TV Tribuna e, em 2012 aceitou o convite da TV Clube (antigo nome da TV Guararapes) para comandar o ‘PE no Ar’. Atualmente, a apresentadora era titular do ‘Jornal Guararapes’ e editora-chefe do telejornal, vice-líder de audiência em Recife.
Segundo informações de bastidores, o “clima de terror” tomou conta de toda a emissora, uma vez que, a jornalista era conhecida internamente por “segurar as pontas”, um incentivo para todas as equipes de jornalismo.
Mais demissões
Além de Isly, a chefe de redação Luana Pavão foi desligada da empresa. Ao contrário da apresentadora, o nome de Luana aparece na ação civil pública, na qual o Portal Alta Definição teve acesso e divulgou com exclusividade. Ela seria uma das vítimas de assédio moral por parte da gerente de jornalismo da afiliada da Record TV, acusada de “humilhar, constranger, inferiorizar e até isolar o trabalhador escolhido como alvo“. A sentença cabe recurso.
Motoristas e dois cinegrafistas também foram demitidos. O Portal Alta Definição obteve a informação de que duas equipes de reportagem sairão apenas com um celular e outras passarão a compartilhar carros ou utilizar aplicativo de viagem. Vale destacar ainda que, a TV Guararapes é a única emissora de Pernambuco que não produz matérias em HD (Alta Definição) para seus telejornais.
“Foi desafiador”
Procuramos a jornalista Isly Viana, mas a apresentadora disse que ainda não se sente pronta para comentar o caso, deixando apenas um agradecimento aos telespectadores. Ela também garantiu que se sente “em paz”. Na sua rede social, Isly postou uma foto falando um pouco mais sobre o assunto: “Fui desligada hoje da emissora pela qual me dediquei por quase dez anos. Foi massa! Foi desafiador. Foi incrível. Foi sofrido, mas foi bom“.
Também na tarde desta segunda, entramos em contato com a gerente de programação da TV Guararapes, para um posicionamento sobre a condenação da empresa por assédio moral e sobre as demissões, mas até o momento não obtivemos respostas.