‘La Casa de Papel’ chegou ao fim com um desfecho digno de um bom novelão. Mas por muitas vezes, a produção nos levou a desconfiar que não haveria final feliz para a maioria dos protagonistas.
Para um projeto que começou como uma minissérie, e teve a audácia de continuar com mais temporadas, a trama criada por Álex Pina correu muitos riscos, mas chegou ao fim como um marco na história da dramaturgia espanhola.
Por mais que muita gente tenha revirado os olhos para mais um novo assalto, e tenha perdido a paciência para continuar acompanhando a saga dos bandidos mascarados, a equipe de ‘La Casa de Papel’ fez um trabalho espetacular durante as 5 temporadas.
Produzido dentro dos padrões americanos de roteiro, direção e trilha, o sucesso mundial do seriado não foi por acaso. Através dos seus personagens humanos, cheios de defeitos e qualidades, a série mostrou que todos podem ser vilões e mocinhos. Mas só era possível gostar das autoridades quando elas passavam para o lado dos bandidos, ou seja, rolou um escancarado maniqueísmo inverso.
Mas o foco desse texto é para a conclusão dessa trama espanhola. Depois da morte da Tóquio (Úrsula Corberó), dava pra imaginar que uma carnificina fosse acontecer naquele banco, que outros personagens importantes fossem morrer, e até dava pra duvidar de um possível final feliz.
O encerramento do episódio 08 foi como um soco no estômago. O professor e sua trupe tiveram tanto trabalho para conseguirem tirar o ouro de dentro do banco, para serem roubados?
Mas tudo não passou de uma alavanca para um saboroso suco de entretenimento. Fazer o público sofrer, para depois celebrar. Tudo pensado para que uma verdadeira avalanche de emoções tomasse conta dos episódios.
As reviravoltas se fizeram presentes no decorrer de todas as temporadas, mas nessa parte final não teve enrolação. A série protagonizada por Álvaro Morte entregou um ótimo enredo, e concluiu a saga dos mascarados de uma forma brilhante.
Agora nos resta aguardar o que a versão coreana poderá oferecer de diferente e empolgante, mas por se tratar de uma aposta da Netflix já para o ano que vem, o projeto deve ser no mínimo impactante.
Leia também: Com astro de ‘Round 6’, ‘La Casa de Papel’ ganhará remake sul coreano