Nesta quarta-feira (14) começou a contagem de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Adiado por 12 meses, devido a pandemia de coronavírus, o maior evento esportivo do planeta terá cobertura completa pelo Grupo Globo. Além da TV Aberta, SporTV, Globoplay e Ge.com farão parte da transmissão multiplataforma.
Diferentemente do que era previsto no início de 2020, a cobertura da Globo será feita de forma quase integral dos estúdios do Rio de Janeiro. Serão poucos os profissionais do grupo presentes em Tóquio, sendo em sua maioria repórteres, cinegrafistas e produtores. O correspondente Carlos Gil comandará os trabalhos por lá. A decisão de não enviar outros profissionais se deu após o agravamento da pandemia de covid-19.
“Por causa da pandemia, tivemos que adaptar nossos planos. Estaremos no Japão com um time de repórteres e produtores e faremos as transmissões das provas do Brasil. Nosso estúdio olímpico também será aqui. Foram decisões para trazer mais proteção à equipe e que em nada muda a excelência da cobertura da Globo, em todas as nossas plataformas”, garante Renato Ribeiro, diretor de conteúdo de esporte da Globo.
Na Globo, a cobertura será comandada por Galvão Bueno. Após tomar as duas doses da vacina, o narrador voltou aos trabalhos presenciais no último domingo (11), após 14 meses participando de programas e transmissões de forma remota. Ao seu lado, estarão também os narradores Cléber Machado, Luís Roberto, Gustavo Villani, Rogério Corrêa e Rembrandt Júnior. O canal promete mais de 200 horas de transmissões ao vivo, contando inclusive com as cerimônias de abertura e encerramento.
Demais coberturas no Grupo
Pelo SporTV, serão quatro canais com programação especial e mais 45 sinais com competições ao vivo. O grande destaque será um programação especial exibido diariamente, no início da noite, com apresentação de Marcelo Barreto e do técnico do vôlei Bernardinho. A participação de Milton Leite na transmissão das mobilidades ainda é incerta. O narrador tem 62 anos e aguarda sua período de vacinação, para apenas depois voltar aos trabalhos presenciais.
O GE ainda vai trazer cada detalhe do evento, com notícias, quadro de medalhas, estatísticas e vídeos curtos com os melhores momentos de cada dia olímpico. Já no Globoplay + Canais ao vivo, a cobertura da TV Globo e do SporTV com todos os sinais reunidos em um só lugar para que o público possa ver onde e como quiser.
Leia também: Record TV vai exibir finais do Campeonato Carioca para todo o Brasil