Seja quem for os shippers vencedores entre Alyra, Kyrael ou Luteo e Lujandro, Salve-se Quem Puder deixará saudades por trazer leveza ao horário das sete. A trama de Daniel Ortiz chega ao seu último capítulo nesta sexta-feira (16/07), cumprindo a dura missão de entreter em meio a uma pandemia e na atual situação difícil que vive os Brasil.
Aliás, mais um marco para os Estúdios Globo, produzir uma novela contemporânea com vários atores e profissionais envolvidos. Salve-se Quem Puder foi mais um trabalho impactado pelo vírus da covid. Mas com testagens semanais, uso de equipamento de EPIS, restrições em áreas de circulação e camarins individuais para o elenco, entre outras medidas, a emissora conseguiu produzir mais 54 capítulos inéditos.
Para alguns críticos de TV a novela “fugia um pouco da realidade”. No entanto, acredito que essa era a principal missão do autor, e talvez um dever, nos “alienar” um pouco no mundo leve e divertido da história de Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva). Afinadas em seus papéis, as protagonistas roubaram a cena do início ao fim.
Vale destacar ainda o talento dos vilões Dominique (Guilhermina Guinle), Hugo (Leopoldo Pacheco), além de Helena (Flávia Alessandra) que viveu uma busca incessante pela filha Luna. E como não deixar de falar dos atores Grace Gianoukas e João Baldasserini, mãe e filho, responsáveis por arrancar muitas risadas do público.
A direção de Fred Mayrink também foi algo a parte. O efeito do furacão logo no primeiro capítulo foi de muito capricho.
É certo que algumas coisas ficaram a desejar, como os rumos da história causados pela desistência do ator português José Condessa, que interpretava o personagem Juan. José precisou retornar à Portugal para cumprir um contrato com uma emissora do país, deixando a novela brasileira. Mesmo assim, o Juan também contribuiu para a história.
Salve-se Quem Puder entregou uma grande dose de humor e romance em um enredo policial. O folhetim foi contado de uma forma leve, em um mundo as vezes fantástico, mas levando a esperança de que o final feliz chegará para todos.