A TV linear ainda é a preferida pelo brasileiro e responde por 70,6% do consumo de conteúdo audiovisual. Os outros 29,4% correspondem a material digital. Esses números são de setembro e apontam um pequeno avanço dos serviços de streaming em comparação com agosto, quando fecharam em 26,9% do mercado. Os dados são do Focal Meter, serviço da Kantar Ibope que mede o consumo de televisão e vídeo online em todas as plataformas e dispositivos conectados à internet doméstica, através de um sistema wi-fi.
A Coluna do Vannucci teve acesso ao levantamento de setembro do Focal Meter, que aponta a Globo na liderança na audiência conectada à internet. A emissora fechou com 27,4% do share. Em segundo lugar aparece o Youtube com 14,4% do público. A terceira posição é ocupada pela Record TV com 9,4% de share. Na sequência aparece o SBT com 6,8% de share. A sexta posição é ocupada pelo TikTok com 3,4% do consumo, Netflix vem logo depois com 3,4%. O Globoplay ocupa a oitava posição do ranking com 0,8% de share. O Prime Video tem 0,6% da participação e a Record Nes encerra o TOP 10 de consumo na internet com 0,3% de share.
O levantamento traz alguns dados muito interessantes. O Youtube tem quase 5 vezes a participação do TikTok, a segunda plataforma digital a ocupar o ranking das 10 maiores audiências medidas através da conexão por um roteador. No Top 10 estão quatro emissoras abertas e o conjunto da TV paga. Ou seja, os canais da TV linear ocupam 50% dessa lista. O estudo também aponta que a Netflix tem três vezes a audiência do Globoplay, que aparece logo abaixo no ranking.
Outro detalhe chama a atenção. As gigantes internacionais Disney+, HBO Max, Paramount+ e Star+, que possuem produções premiadas e investem pesado em publicidade, ainda não possuem tamanho aqui no mercado brasileiro.