Que a CNN Brasil causou muita polêmica em dois meses de existência, isso ninguém pode negar. Mas em números de audiência ainda está muito longe da Globo News e das primeiras posições no ranking da TV paga no país. Segundo dados do Kantar Ibope, obtidos com exclusividade pelo Portal Alta Definição, a emissora desaparece nos finais de semana entre os 20 canais mais assistidos.
Na semana de 04 a 10 maio de 2020, a CNN Brasil marcou 0,5 ponto na média de segunda a domingo, das 7 da manhã à meia-noite, ocupando a 15ª posição no ranking do mercado nacional. Quase três vezes menos que a Globo News, que registrou 1,2 ponto e a quinta posição no placar. Excluindo o fim de semana, a CNN sobe um 0,1 ponto e uma posição no ranking (0,5 ponto de média e 14ª posição), ainda longe do canal de notícias da Globo que marca o mesmo 1,2 ponto de média e a mesma posição no pódio.
Já no fim de semana, em todo país, a CNN Brasil desaparece na tabela dos 20 canais mais assistidos no país, enquanto a Globo News sobe uma posição no pódio, ultrapassando a Band e conquistando o quarto lugar.
Na Grande São Paulo, considerando a mesma semana e o mesmo horário de medição, o resultado é muito parecido com o painel nacional. De segunda a domingo, a CNN Brasil marca 0,5 ponto e a posição número 12 no ranking. A Globo News fica na quinta posição com 1,2 ponto. Sem o fim de semana no estudo, as posições no placar não mudam, porém o canal da Globo sobe 0,1 ponto e a CNN mantém o meio ponto.
Leia também: Em meme, Globo recebe a CNN Brasil após ganhar o título de “lixo”
Ainda em São Paulo, na tabela do sábado, 09 de maio, a CNN segue em 12º lugar com 0,4 ponto contra 1,1 ponto da Globo News que mantém a quinta posição. Já no domingo passado, 10 de maio, na capital paulista, a Globo News cai 0,1 ponto e a quinta posição, enquanto a CNN Brasil mais uma vez desaparece entre as 20 maiores audiências da tv paga.
Como os canais da tv aberta estão obrigatoriamente em todas as operadoras de tv paga, neste estudo também foram considerados no ranking.
Polêmica nos números
Recentemente a CNN Brasil se envolveu em uma polêmica com a divulgação de seus números de audiência. A colunista Cristina Padiglione publicou em seu blog que a estreia do programa Mundo Pós-Pandemia havia liderado o placar de audiências da tv paga na noite de 18 de abril. Dias depois pediu desculpas aos leitores pelo erro inédito da coluna por ter recebido números errados enviados pela emissora. “Na ansia de festejar sua boa posição no ranking de tv paga, a CNN Brasil anunciou uma vitória que não lhe cabe”, escreveu a jornalista.
Primeiramente a emissora jornalística informou que os números seriam do PNT (Painel Nacional de Televisão) depois justificou o erro dizendo que os índices eram da Grande São Paulo. Também estavam errados e não souberam explicar à colunista o erro, atribuindo um desencontro na coleta de dados do Ibope. O fato é que o programa Mundo Pós-Pandemia ficou em 10º lugar no mercado nacional.