O narrador esportivo Cléber Machado deixou a Globo nesta quarta-feira (22), após 35 anos. As informações foram confirmadas pela emissora à imprensa e pelo jornalista Flávio Ricco (R7). Nesta semana, também deixaram o grupo o experiente Jota Junior e ex-árbitros que compunham a Central do Apito. Nesse sentido, de acordo com Ricco, o momento do departamento esportivo do canal é dos mais complicados, com muita insatisfação de funcionários. “Segundo informações internas, os cortes a caminho prometem ser maiores de todos que já ocorreram”, escreveu o jornalista.
Por mais de três décadas, Cléber Machado foi um dos principais nomes do esporte na TV Globo. O locutor começou sua jornada na casa em 1988, quando participou da implantação da antiga TV Vale do Paraíba – hoje TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos. Na época, ele comandava os blocos locais do Globo Esporte e do Esporte Espetacular de São Paulo.
Em 1990, ganhou um lugar no time da Copa da emissora, narrando as partidas da competição na Itália direto do Brasil. Aliás, nessa época, Cléber narrou, pela primeira vez, uma corrida de Fórmula 1.
Cléber Machado teve carreira exitosa na TV Globo
Assim sendo, Cléber Machado se mudou para a capital paulista para trabalhar na redação da Globo São Paulo. Foi apresentador do Globo Esporte até 1996, quando passou a fazer o bloco de Esporte nas duas edições do SPTV e no Jornal da Globo. Nesse sentido, a primeira cobertura de Olimpíadas veio em 1992. Na ocasião, integrou a equipe que a Globo mandou para a Espanha e narrou diversas modalidades, como basquete, vôlei, atletismo e boxe.
No SporTV, estreou, em 2003, como apresentador do Arena. Além disso, venceu três vezes o Prêmio Comunique-se de melhor narrador esportivo (2004, 2006 e 2008). Cléber ainda iniciou, em 1999, a participação da cobertura do Carnaval da TV Globo. De 2002 a 2009, narrou o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, primeiro ao lado de Maria Beltrão, depois, de Glenda Koslowski. A partir de 2010, passou a narrar com Mariana Godoy as transmissões dos desfiles de São Paulo.
O experiente locutor ainda participou de transmissões do UFC, em 2013.