Cirurgião do Mal já chama a atenção pelo nome. Com tantas histórias surpreendentes no mundo, a Netflix produziu mais uma série documental a mesma altura do crime cometido. Nesta nova série documental, lançada na última semana, o protagonista é o médico e pesquisador Paolo Macchiarini, um renomado cirurgião de tórax que fez experimentos científicos com seus pacientes.
Quem é Paolo Macchiarini
Macchiarini nasceu na Suíça e foi um dos pioneiros nas pesquisas com células-tronco. Atuando principalmente na Suécia, Macchiarini liderava uma equipe no aclamado Instituto Karolinska, em Estocolmo e em diversos hospitais ao redor do mundo. Além de seu trabalho como cirurgião, se dedicou a estudos inovadoras e desenvolveu um órgão sintético que revolucionária os transplantes. Em suas pesquisas, o médico criou uma traqueia de plástico, coberta com células-tronco do próprio paciente. A cirurgia, além de transformadora, abriria espaço para pesquisas com órgãos mais complexos mudando a vida de milhares de pessoas.
Entretanto, em 2011 a história magnífica começa a tomar rumos diferentes quando Macchirini decide experimentar sua tecnologia em seus pacientes para comprovar seus estudos.
Nessa produção, dividida em três episódios, a série detalha o ponto mais alto da carreira do médico até sua condenação a prisão, contando de forma surpreendente o castelo de mentiras criado por Macchiarini. Além disso, a série usa como fio narrativo a visão da premiada jornalista americana Benita Alexander, que viveu um romance com o cirurgião durante essa fase sombria na história de tantos pacientes. Cirurgião do Mal está disponível na Netflix e vale o tempo assistido.